A Google acrescentou a possibilidade de os utilizadores abrirem e editarem ficheiros Microsoft Word com encriptação do lado do cliente directamente no Google Docs. Esta funcionalidade ainda está actualmente em versão beta. Com esta funcionalidade quaisquer modificações feitas aos ficheiros .docx seguros serão guardadas no formato Word original, o que poderá ser uma vantagem para organizações que têm de conciliar ambos os ecossistemas, mantendo os dados sensíveis protegidos com encriptação do lado do cliente.
Por agora, os administradores do Google Workspace que queiram aceder a esta funcionalidade terão de solicitar acesso à versão beta através de um formulário. Uma vez aprovado, a funcionalidade ficará disponível imediatamente. Naturalmente, como se trata de uma versão beta, existem algumas limitações. A Google descreveu algumas ressalvas actuais para esta nova funcionalidade:
Só pode visualizar e editar ficheiros .docx Word. Outros tipos de ficheiros Word não são suportados.
O tamanho máximo do ficheiro é de 20MB.
À medida que continuamos a melhorar a edição do Office em Google Docs encriptados, poderá encontrar incompatibilidades para certas funcionalidades. Algumas funcionalidades poderão não ser apresentadas e poderão não ser editáveis, mas serão preservadas no documento e visíveis no Microsoft Office.
Outras funcionalidades poderão ser perdidas ou alteradas na versão mais recente do ficheiro quando editado no Google Docs. Verá uma notificação no documento se a edição causar a perda de funcionalidades.
A funcionalidade está disponível para clientes Google Workspace Enterprise Plus, Education Standard e Plus, e Frontline Plus cujos administradores tenham activado a encriptação do lado do cliente.
Por falar em Word, a Microsoft tem estado a trabalhar num novo visual para os ícones do Office e pediu aos utilizadores para partilharem as suas opiniões sobre as alterações visuais propostas. Estes novos ícones afastam-se do estilo mais plano introduzido em 2018 e tendem para uma aparência 3D mais detalhada. Agora, um utilizador do Reddit (u/Thunder_Ruler0) pegou em alguns desses primeiros designs conceptuais e criou um pacote de ícones não oficial para download.