Desde o princípio de 2024, a quantidade de aplicações Android disponíveis na Google Play Store tem sido reduzido significativamente. De acordo com uma pesquisa da Appfigures, citados pelo site Phone Arena, o número global de aplicações caiu de cerca de 3,4 milhões para cerca de 1,8 milhões, uma diminuição de quase metade. Em contraste, a Apple App Store assistiu a um pequeno aumento e tem agora cerca de 1,64 milhões de aplicações.
A Google diz ter reduzido o número de aplicações na sua plataforma para melhorar a qualidade e a segurança. Isto resulta da implementação de novas políticas e regras mais estritas. A empresa tomou medidas para remover aplicações de baixo valor e que já não estão funcionais.
Também adicionou mais verificações para os programadores, incluindo verificação expandida e testes obrigatórios para novas contas. A Google disse que só em 2024 bloqueou 2,36 milhões de aplicações que violavam as suas políticas de utilização e baniu mais de 158.000 contas de programadores.
Outra razão poderá ser que agora uma regra da União Europeia exige que os programadores partilhem publicamente as suas moradas, o que também pode levado a algumas remoções.
A Appfigures nota que a diminuição começou mesmo antes das grandes alterações de política do Google no Verão passado, pelo que as razões objectivas por trás desta tendência ainda não são claras. Apesar da grande redução no total de aplicações, o número de novas aplicações lançadas no Google Play aumentou cerca de 7% face ao período homólogo.