Como esperado, a conferência de lançamento da conferência anual destinada aos programadores das plataformas da empresa de Mountain View, a Google I/O 2025, teve muitos anúncios relacionados com IA, desde actualizações dos modelos de geração de imagem e vídeo até novas funcionalidades na pesquisa e no Gmail. Mas também houve algumas surpresas, como uma nova aplicação para cinema com IA e uma actualização do Project Starline.
O Modo IA do motor de busca Google disponível para todos.
A Google anunciou o lançamento do Modo IA, um novo separador na página do motor de busca que permite fazer buscas na web utilizando o chatbot Gemini AI, que já está disponível para todos os utilizadores nos Estados Unidos e que chegará a outros países durante este ano.
No decorrer do Verão, a Google vai testar mais novas funcionalidades para o Modo IA, como a pesquisa profunda e a capacidade de gerar automaticamente gráficos para consultas que envolvam valores como estatísticas desportivas o informação financeira
Project Starline é agora o Google Beam
O Project Starline, que começou como uma cabine de chat de vídeo 3D, está vai dar um grande passo em frente. Transformou-se no Google Beam que será lançado em breve num dispositivo da marca HP com um ecrã de campo de luz e seis câmaras para criar uma imagem 3D da pessoa com quem está a conversar numa videochamada.
Imagen e Veo vão receber grandes actualizações
A Google anunciou o Imagen 4, a última versão do seu gerador imagens por IA, que a empresa diz ser melhor na geração de texto e oferece a possibilidade de exportar imagens em mais formatos, como quadrado ou paisagem. O gerador de vídeo com IA da próxima geração, o Veo 3, vai permitir gerar vídeo e som em simultâneo, enquanto o Veo 2 agora vem com ferramentas de edição como controlos de câmara e remoção de objectos.
Google lança uma aplicação de cinema com IA
Além de actualizar os seus modelos de IA, a Google está a lançar uma nova aplicação de cinema com IA chamada Flow. A ferramenta usa o Veo, Imagen e Gemini para criar clips de vídeo de oito segundos baseados em prompts de texto e/ou imagens. Também vem com ferramentas de construção de cenas para juntar clips e criar vídeos mais longos.
Gemini 2.5 Pro ganha um modo de raciocínio “melhorado”
O modo experimental Deep Think destina-se a consultas complexas relacionadas com matemática e programação. É capaz de considerar “múltiplas hipóteses antes de responder” e vai estar disponível em primeiro lugar para utilizadores seleccionados pela Google.
O Google também disponibilizou o seu modelo Gemini 2.5 Flash para todos na sua aplicação Gemini e está a trazer melhorias para o modelo eficiente em termos de custo no Google AI Studio antes de um lançamento mais amplo.
Xreal mostra o protótipo Project Aura

A Xreal e a Google estão a colaborar no Project Aura, um novo par de óculos inteligentes que usam a plataforma Android XR para dispositivos de realidade mista. Ainda não há muita informação acerca, mas virão com o Gemini integrado e um grande campo de visão, juntamente com câmaras e microfones incorporados.
A Google estabeleceu parcerias com a Samsung, Gentle Monster e Warby Parker para criar outros óculos inteligentes Android XR.
O assistente experimental de IA do Google vai tornar-se mais proactivo
O Project Astra já podia usar a câmara do smartphone para “ver” os objectos ao seu redor, mas o mais recente protótipo permite que complete tarefas em seu nome, mesmo que não peça explicitamente. O modelo pode optar por falar com base no que está a ver, como apontar um erro num trabalho de casa.
Gemini chega ao Chrome
A Google vai incorporar o seu assistente de IA no Chrome. A partir de 21 de Maio, os subscritores do Google AI Pro e Ultra poderão clicar no botão Gemini no Chrome para clarificar ou resumir informação em páginas web e navegar em sites em seu nome. A Google planeia permitir que o Gemini funcione em vários separadores ao mesmo tempo ainda este ano.
Novo plano Google AI Ultra custa 250 dólares por mês
A Google vai lançar um novo nível de subscrição, chamado “AI Ultra”, que oferece acesso aos modelos de IA mais avançados da empresa e limites de utilização mais elevados em aplicações como Gemini, NotebookLM, Flow e muito mais. A subscrição também inclui acesso antecipado ao Gemini no Chrome e ao Project Mariner, que agora pode completar até 10 tarefas de uma só vez. À data da escrita deste artigo ainda não havia preços em euros, nem quando é que chega a Portugal.
O Search Live permite discutir o que a câmara está a ver em tempo real
Falando no Project Astra, a Google está vai lançar o Search Live, uma funcionalidade que incorpora capacidades do assistente de IA. Ao seleccionar o novo ícone “Live” no Modo AI ou Lens, pode conversar com o Search enquanto mostra o que a câmara está a ver.
Depois de tornar a funcionalidade de partilha de ecrã do Gemini Live gratuita para todos os utilizadores Android no mês passado, a Google anunciou que os utilizadores iOS também poderão usá-la gratuitamente.
Google Meet recebe funcionalidade de tradução de voz por IA

O Google Meet vai receber uma nova funcionalidade que traduz a voz dos utilizadores para o idioma preferido dos interlocutores em tempo quase real. A funcionalidade suporta apenas inglês e espanhol por enquanto. Está em testes beta para subscritores do Google AI Pro e Ultra.
Em breve, as respostas inteligentes do Gmail irão buscar informação às caixas de correio
A funcionalidade de resposta inteligente do Gmail, que usa IA para sugerir respostas aos emails, vai começar a usar informações da caixa de entrada e do Google Drive para escrever respostas que soem mais como o utilizador. A funcionalidade também levará em conta o tom do destinatário, permitindo que sugira respostas mais formais numa conversa com superiores hierárquicos, por exemplo.
A actualização para as respostas inteligentes do Gmail vai estar disponível em inglês nas versões web, iOS e Android quando forem lançadas através do Google Labs em Julho.
A Google aposta nas compras com IA
A Google está a testar uma nova funcionalidade que permite carregar uma foto de corpo inteiro do utilizador para ver como t-shirts, calças, vestidos ou saias podem ficar. Usa um modelo de IA que “entende o corpo humano e as nuances da roupa”. Em breve, esta funcionalidade também vai permitir fazer compras, bem como usar uma funcionalidade de “finalização de compra através de um agente” que pode comprar produtos em nome do utilizador.
O Google Chrome em breve ajudará a actualizar passwords comprometidas
Se o Chrome detectar que uma password foi comprometida, a Google diz que, em breve, o browser será capaz de “gerar uma password forte para a substituir” e actualizá-la automaticamente em sites que o permitam. A funcionalidade será lançada ainda este ano, e a Google diz que pedirá sempre o consentimento do utilizador antes de alterar as passwords.