A Google lançou recentemente uma grande actualização para o modelo de Inteligência Artificial Gemini 2.5, e o CEO da DeepMind, Demis Hassabis, afirma que é “o melhor modelo para programação” que a empresa jamais concebeu, classificando-o como o modelo de topo no LMArena em programação e no WebDev Arena Leaderboard.
Segundo a Google:
“O 2.5 Pro lidera agora no WebDev Arena Leaderboard, ultrapassando a versão anterior em +147 pontos Elo. Este ranking mede a preferência humana pela capacidade de um modelo construir aplicações web esteticamente agradáveis e funcionais. Continua também a desenvolver a sua forte base em multimodalidade nativa e contexto longo; tem um desempenho de ponta na compreensão de vídeo, com uma pontuação de 84,8% no benchmark VideoMME.”
De acordo com a empresa, o modelo de IA actualizado vem com capacidades de programação melhoradas, tornando mais fácil aos programadores construírem aplicações web interactivas. “Além do desenvolvimento focado na interface do utilizador, estas melhorias estendem-se a outras tarefas de programação, como transformação de código, edição de código e desenvolvimento de fluxos de trabalho complexos com agentes,” acrescentou a Google.
Very excited to share the best coding model we’ve ever built! Today we’re launching Gemini 2.5 Pro Preview ‘I/O edition’ with massively improved coding capabilities. Ranks no.1 on LMArena in Coding and no.1 on the WebDev Arena Leaderboard.
It’s especially good at building… pic.twitter.com/9vRaP6RTTo
— Demis Hassabis (@demishassabis) May 6, 2025
Para esse efeito, a Google diz que a nova actualização melhora o desempenho do Gemini 2.5 Pro em tarefas relacionadas com programação e a “abordar o feedback principal dos programadores, incluindo a redução de erros na chamada de funções e a melhoria das taxas de activação da chamada de funções.”
O modelo actualizado está disponível através da API do Gemini. Também pode aceder a partir do Vertex AI e do AI Studio da Google. Finalmente, os utilizadores podem aceder directamente a partir da aplicação Gemini, permitindo-lhes criar aplicações web interactivas.