Enquanto várias startups de Inteligência Artificial continuam a promover esta tecnologia como transformadora, a Google recorreu aos seus modelos de linguagem para melhorar o ambiente online. A empresa de Mountain View revelou recentemente várias ferramentas baseadas em IA que foram concebidas para combater potenciais fraudes. Ao integrar grandes modelos de linguagem em plataformas como a Pesquisa, o Chrome e o Android, a empresa diz que os resultados são significativamente melhores no bloqueio de agentes maliciosos que tentam roubar dinheiro, informações pessoais ou ambos.
Os modelos de linguagem ajudam a Google a detectar e bloquear milhões de resultados perigosos diariamente. A empresa adaptou algoritmos de aprendizagem automática para identificar padrões, anomalias e pistas linguísticas que possam sinalizar actividade fraudulenta. À medida que as tácticas dos fraudadores evoluem, o gigante das pesquisas pretende manter-se um passo à frente com uma abordagem proactiva às ameaças emergentes.
A Google afirma que o sistema de detecção por IA ajudou-a a descobrir 20 vezes mais páginas fraudulentas do que antes. Os modelos modificados analisam vastas quantidades de texto na web e contribuem para identificar um aumento nas campanhas criminosas em, por exemplo, se fazem passar por serviços de apoio ao cliente de companhias aéreas. Com o novo sistema, este tipo de fraude já diminuiu em mais de 80 por cento.
A Google agora usa o LLM Gemini Nano para melhorar a segurança no modo de Protecção Melhorada do Chrome. Este modelo local, exclusivo para desktop, fornece informações instantâneas sobre sites potencialmente perigosos, ajudando a prevenir fraudes que ainda não foram detectadas. Ao aproveitar a capacidade do Nano de destilar a natureza complexa dos sites, a Google pode adaptar-se rapidamente a novas técnicas de fraude.
A Google também emprega IA para proteger os utilizadores de dispositivos móveis das notificações indesejadas do Chrome no Android. Quando o Chrome assinala uma notificação como potencialmente perigosa, o LLM no dispositivo avisa os utilizadores e oferece a opção de cancelar a subscrição do conteúdo. No início deste ano, a Google introduziu outra funcionalidade com IA para detectar fraudadores que tentam ligar para os utilizadores através da funcionalidade de telefone do Android.