A Apple tem uma funcionalidade chamada ‘Proteção de dados avançada’ que pode ser usada no iCloud para reforçar a segurança dos ficheiros armazenados na nuvem. Este sistema tira partido da encriptação de ponta a ponta (ou ‘end to end’, em inglês) para garantir o nível máximo de segurança dos nossos dados. Esta tecnologia garante que apenas os dispositivos que marcámos como de confiança, onde estamos autenticados com ID Apple, podem ter acesso e descodificar ficheiros guardados no iCloud.
Das passwords às lembretes: são 23 conteúdos mais seguros
Se ligarmos este recurso, nem mesmo a Apple vai conseguir aceder à nossa informação, mesmo que haja uma falha de segurança nesta plataforma. Por defeito, o iCloud já protege catorze categorias de dados com encriptação de ponta a ponta, incluindo palavras-passe guardadas no iCloud Keychain e dados da app Saúde. No entanto, ao activar a ‘Proteção de dados avançada’, passam a entrar mais nove conteúdos nesta opção de segurança: iCloud Drive, Notas, Fotografias, Lembretes, Gravações (notas de voz), Favoritos do Safari, Atalhos da Siri e Cartões da Carteira. As únicas apps que ficam de fora são o Mail, os Contactos e o Calendário.
Activar a ‘Proteção de dados avançada’
Esta funcionalidade não está, por defeito, ligada nos iPhone ou iPad, pelo que vamos ter de a activar de forma manual. Antes disso, assegure-se de que todos os seus dispositivos estão actualizados para as versões mais recentes do software.
1 – Para confirmar isto, no iOS/iPadOS entre nas ‘Definições’ > ‘Geral’ > ‘Atualização de software’. no macOS, toque no ícone da maçã que está no canto superior direito do desktop e clique em ‘Acerca deste Mac’ > ‘Atualização de software’.
Se tiver um smartphone, tablet ou computador que não tenha a versão mais recente do iOS ou macOS (apenas as normais, sem contar com as betas), não vai ser possível usar a ‘Proteção de dados avançada’, aqui. Este sistema está disponível para iPhone e iPad com iOS 16.3, iPadOS 16.3 e macOS 13.2 ou superior (actualmente, as versões mais recentes do iOS/iPadOS são as 18.3.2, enquanto o macOS está na 15.3.2).
2 – Ainda antes de activar a ‘Proteção de dados avançada’, vamos ter de configurar a ‘Recuperação de conta’, para garantir que podemos recuperar os nossos dados, caso nos esqueçamos da passwords do Apple ID. No iPhone ou iPad, abra as ‘Definições’ e toque no seu nome, em cima, e depois em ‘iCloud’.
3 – Deslize o ecrã para cima e entre em ‘Proteção de dados avançada’ > ‘Recuperação de conta’. Aqui, vai ter de adicionar o tal contacto de recuperação: pode ser o de um familiar próximo, de uma pessoa em quem confia ou um outro e-mail seu. Também pode configurar uma ‘Chave de recuperação’, mas isto é opcional (se a definir, terá de escolher uma com 28 caracteres: guarde-a num local seguro).
4 – Depois de configurar a ‘Recuperação de conta’, volte atrás, até ao ecrã do iCloud, e agora, sim, active a ‘Proteção de dados avançada’ – toque em cima desta opção, onde estará a indicação ‘Não’. Aqui, pode ler uma curta explicação sobre como funciona esta tecnologia, com o lembrete de que só dispositivos fidedignos podem decifrar os dados e de que a Apple não tem as chaves necessárias para recuperar estes dados, caso deixarmos de ter acesso à nossa conta Apple ID. Quando quiser, basta tocar em ‘Ativar proteção de dados avançada’.
5 – Caso tenha dispositivos que não sejam compatíveis com a ‘Proteção de dados avançada’, e já não os possa actualizar por serem mais antigos, os dados destes não vão fazer parte do conjunto de informação com encriptação de ponta a ponta. Pode ainda optar por remover os mesmos nas ‘Definições’, depois de tocar no seu nome: em baixo vai ter uma lista com todos, onde vai ter de tocar num e em ‘Remover da conta’. Pode, claro, desactivar a ‘Proteção de dados avançada’ a qualquer momento. Ao fazê-lo, as chaves de encriptação serão armazenadas novamente nos servidores da Apple e a sua conta regressará ao nível padrão de protecção.