O relatório de resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 da Microsoft foi dominado principalmente pela cloud, embora a Inteligência Artificial também tenha tido muito a dizer durante as festividades. O Microsoft Copilot é alimentado pelo ChatGPT e outras tecnologias da OpenAI, e integra profundamente com o Bing Search para fornecer informações em tempo real da web. A Microsoft revelou durante o anúncio dos resultados, que o Bing registou um crescimento de 22% na taxa de interacção face ao mesmo período no ano passado, provavelmente impulsionado pelas razões mencionadas acima.
Dados do Statista e do StatCounter, mostram um declínio na quota de mercado das buscas através do Google. Ambas as plataformas utilizam metodologias diferentes para contabilizar as quotas de mercado, mas StatCounter mostra agora que a quota de mercado do Google está abaixo dos 90% este ano. Esta é a primeira vez que acontece.
O Statista mostra que o Bing está com uma tendência de subida com um aspecto muito generoso se se traçar um gráfico dos últimos dez anos. Outros motores de busca como o Ecosia e o DuckDuckGo também registaram um crescimento considerável.
O Statista sugere que o Google e o Bing estão em tendências inversas neste momento, com o Bing a erodir gradualmente a quota de pesquisa da Google.
É improvável que haja uma única razão para esta queda do Google, mas é possível explorar algumas possibilidades sobre o que se está a passar:
- A Google perdeu processos anti-trust relacionados com a pesquisa, o que a obrigou a oferecer aos utilizadores motores de busca alternativos durante o processo de configuração do Android em alguns mercados.
- O Google tem inundado os resultados das pesquisas com conteúdo gerado por inteligência artificial e publicações no Reddit que muitas vezes não têm contexto.
- A ascensão de motores de busca “éticos” como o Ecosia e o DuckDuckGo também deu alternativas aos utilizadores.
- Alternativas europeias, como o Ecosia, poderão estar a registar crescimento, uma vez que os países afectados pela campanha de tarifas de Trump procuram rejeitar produtos americanos.
- Graças, talvez em parte, ao ChatGPT e ao Copilot, o Bing Search está agora a oferecer resultados com os padrões de qualidade que a Google estabeleceu anteriormente.
- A poluição da web com conteúdos gerados por inteligência artificial pode estar a compelir os utilizadores a alterarem os hábitos de busca através do Google e a procurar alternativas, descobrindo subsequentemente que há outras opções para procurar conteúdos na Internet.
O Google ainda detém mais de 89,9% da quota de mercado global de motores de busca, mas uma queda de um único ponto representa dezenas de milhões de utilizadores, dado que a sua base de utilizadores global ainda representa cerca de 5 mil milhões de pessoas.
Apesar deste crescimento, parece improvável que o Bing ou qualquer outro motor de busca possa desafiar a posição dominante da Google tão cedo, mas se a tendência de queda continuar, pode ser a oportunidade que os outros motores de busca precisavam para crescer.