O nome OCCT vem de OverClock Checking Tool. Esta aplicação permite-lhe fazer “benchmarking” e “overclock” aos componentes do seu sistema. O OCCT é a mais popular ferramenta “tudo-em-um” de verificação de estabilidade e teste de “stress” disponível.
O programa é capaz de gerar grandes cargas de processamento para testar os vários componentes do PC. Durante o processo, o OCCT verifica erros e problemas de estabilidade do sistema. O OCCT incorpora o motor de monitorização do HwInfo para obter leituras precisas e diagnosticar problemas mais rapidamente.
Posso usar o OCCT para fazer “benchmark” ao meu CPU e GPU?
O OCCT é primariamente uma ferramenta de teste de “stress” usada para verificar problemas de estabilidade. Com este programa pode testar o “stress” do seu CPU, GPU e determinar o uso de memória no sistema. Pode configurar a aplicação para parar o teste quando a temperatura estiver demasiado alta ou quando encontrar algum erro, para prevenir falhas de “hardware”.
Quanto tempo demora a executar um “benchmark” do OCCT?
Com o OCCT pode executar testes de estabilidade no hardware desde um minuto até dez horas. No entanto, é aconselhável testar o “stress” do CPU durante pelo menos uma hora.
O OCCT é gratuito?
O OCCT é gratuito para uso pessoal, mas algumas funcionalidades como o Certificado de Estabilidade são reservadas para os utilizadores que paguem mensalidade. Para uso comercial, existem versões pagas que começam nos 4,5 euros por mês e que incluem mais funcionalidades como teste com duração ilimitada.
Funcionalidades
Suporte até 16 núcleos
Testes personalizáveis (Duração, Prioridade, CPU ou RAM, …)
Detecção de CPU e motherboard
Suporte de monitorização através de aplicações de terceiros (i.e. MBM5, Speedfan e Everest Ultimate Edition 3.50 ou superior)
Pode produzir gráficos que mostram a temperatura e voltagens durante o teste
Suporte para vários idiomas
Desenvolvido por: OCCT
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows, Linux
Tamanho do ficheiro: 253 MB
Se quiser sugerir alguma aplicação para esta categoria, pode deixar um comentário no artigo, ou entrar em contacto connosco através do endereço: [email protected].