O portefólio da Razer foi reforçado com três novos periféricos, um deles em estreia absoluta do portfólio desta marca ligada ao mundo do gaming. As novidades são uma dupla de teclado e rato pensados para quem usa um portátil para jogos; e uma almofada-coluna de som para prender a uma cadeira.
Relativamente aos dois primeiros, temos o Joro e o Basilisk Mobile, um teclado que é o «mais portátil da Razer até à data» e um rato «compacto e ergonómico». Com 374 gramas e 16,5 mm de espessura, o Joro tem teclas de «actuação rápida, precisa e feedback táctil, complementadas por keycaps em ABS com revestimento UV».
Este modelo tem, ainda, teclas programáveis, permite criar macros com a ajuda do software Razer Synapse 4 e vem com um modo que permite acelerar movimentos como strafing (movimentos rápidos laterais, mantendo a mira sobre um alvo) e bunny hop (saltos curtos e rápidos) em jogos FPS, o Snap Tap.
O Joro já vem com uma tecla dedicada para o Copilot da Microsoft, tem ligação Bluetooth, autonomia de 1800 horas e RGB; o preço é de 129,99 euros.
Para complementar o teclado, a Razer tem o Basilisk Mobile (99,99 euros), um rato de 76 gramas, autonomia de «até 105 horas», ligação HyperSpeed Wireless, o botão AI Prompt Master que se estreou nos Pro Click V2 e um sensor óptico Razer Focus X 18K.
O terceiro periférico anunciado pela Razer é o mais curioso deste conjunto de novidades: uma coluna, para prender a cadeiras de gaming, que lembra a Renault – chama-se Clio, o mesmo nome de um dos automóveis mais conhecidos desta marca francesa.
Na verdade, Clio é uma das nove musas da mitologia grega, cada uma dedicada a uma arte ou ciência – neste caso, é a da História. Contudo, uma vez que há uma musa para a Música, Euterpe, a marca podia ter feito um melhor trabalho na escolha do nome.
Fora estas questões “históricas”, a Clio é descrita pela marca como uma «almofada de cabeça com colunas sem fios e THX Spatial Audio» que promete «áudio imersivo como o de uns auscultadores» e, assim, «transformar qualquer cadeira gaming numa experiência sonora envolvente».
A Clio (que é feita em «espuma viscoelástica») conta com «dois altifalantes full-range de 43 mm», tem som surround 5.1, pode ser «emparelhada com colunas frontais da Razer através do software Synapse 4» e liga-se ao computador via dongle USB de 2,4 GHz (HyperSpeed Wireless) ou Bluetooth. O preço é de 199,99 euros.