Estamos tão habituados a estar online em qualquer lado, que pode ser um choque quando não nos conseguimos ligar à Internet, seja porque o Wi-Fi cai constantemente, por não haver rede: uma das soluções é partilhar a ligação à Internet do seu computador através de um ponto de acesso sem fios. Esta é uma funcionalidade essencial do Windows que, quando activada, faz com que o seu computador se comporte como um router sem fios. Explicamos como a pode usar e ensinamos-lhe a fazer o mesmo no smartphone.
1 – Configurar um ponto de acesso do Windows
Abra as ‘Definições’ carregando nas teclas ‘Windows+I’ e, em seguida, clique em ‘Rede e Internet’ [1]. Nessa área, vá até ‘Hotspot móvel’ e deslize o slider para o activar . Isto liga o ponto de acesso, sendo que o poderá ver no menu Wi-Fi de qualquer outro computador, tablet ou telemóvel. No nosso smartphone, o hotspot está em ‘Definições’ > ‘Ligações’ > ‘Wi-Fi’ com o nome LAPTOP-G8G.
Se tocar aqui para estabelecer a ligação, ser-lhe-á pedido que introduza a palavra-passe utilizada. Para saber qual é, volte ao seu PC e clique na seta à direita de ‘Hotspot móvel’. Nas ‘Propriedades’ dessa secção vai ver a nome da rede, a palavra-passe e um código QR. Para alterar qualquer uma destas opções, carregue no botão ‘Editar’. Lembramos que a password tem de ter, pelo menos, oito caracteres.
2- Mudar o nome do PC
Agora, vamos renomear o computador para que o nome da rede também mude e seja mais difícil de identificar por terceiros. Para fazer a alteração, vá a ‘Definições’ > ‘Sistema’ e clique em ‘Acerca de’ na parte inferior. Clique em ‘Mudar o nome deste PC’, introduza o novo nome e clique em ‘Seguinte’. O Windows vai pedir para ser reiniciado: faça ‘Reiniciar agora’ para implementar a alteração. Aconselhamos que use um nome de uma personagem ou objecto, como Harry Potter, e não o seu nome, para evitar ser facilmente identificado, caso esteja a usar uma rede Wi-Fi pública.
3 – Poupar a bateria
Partilhar a ligação à Internet significa que o seu computador, que actua como intermediário, vai consumir mais energia – se estiver a utilizar um computador portátil apenas com a bateria, vai ficar com menos autonomia. Assim, faz sentido desactivar o ponto de acesso quando não está a ser utilizado: pode dizer ao seu computador para o fazer de forma automática, para não ter de o fazer manualmente. Em ‘Rede e Internet’ e clique na seta à direita de ‘Hotspot móvel’ e deslize o slider para ligar a ‘Poupança de energia’ (esta opção só aparece se o hotspot estiver activo). Agora, sempre que os dispositivos que utilizam o seu ponto de acesso se desligarem, e permanecerem assim durante algum tempo, o Windows irá desactivar automaticamente o hotspot. Isto significa que terá de voltar a esta activar a ligação quando quiser voltar a partilhar a Internet.
4 – Partilhar através de Bluetooth
Alguns telemóveis e tablets mais antigos podem não ter a tecnologia necessária para se ligarem a uma rede Wi-Fi, já que foram concebidos para se ligarem através de Bluetooth. Para ligar esta opção, clique no menu drop-down ao lado de ‘Partilhar através de’, e mude de ‘Wi-Fi’ para ‘Bluetooth’. Repare que existe também a opção ‘Partilhar a minha ligação à Internet a partir de’; quando o seu hotspot está activo, esta opção fica a cinzento para impedir que faça quaisquer alterações; se não tiver um cabo de rede ligado ao seu PC, este apenas disponibilizará a partilha de uma ligação Wi-Fi. No entanto, é possível ligar o computador a uma rede sem fios e a uma rede física em simultâneo, para permitir que essas redes tenham acesso a recursos diferentes. Por isso, se tiver mais que uma ligação de rede, ou não quiser partilhar a sua ligação Wi-Fi, certifique-se de que a ligação que pretende partilhar está seleccionada no menu drop-down ao lado de ‘Partilhar a minha ligação à Internet a partir de’. Se esta opção estiver a cinzento no seu computador, como no nosso, desligue o hotspot móvel clicando no slider na parte superior da janela, faça as alterações necessárias e volte a ligar o ponto de acesso.
5 – Activar um hotspot no iPhone
O Windows não é o único sistema operativo em que pode configurar um hotspot; num smartphone é ainda mais útil, porque significa que pode partilhar dados 4G ou 5G. Desta forma, um computador portátil pode ficar online quando estiver numa área sem Wi-Fi. Num iPhone, abra as ‘Definições’ e entre em ‘Hotspot Pessoal’ no ecrã inicial; deslize o slider ao lado de ‘Permitir acesso a terceiros’ para o activar [1]. Toque em ‘Palavra-passe (Wi-Fi)’ e defina uma password tendo em atenção que não deverá ser fácil demais para outros a possam adivinhar [2]; em seguida faça ‘Ok’.
6 – Criar um ponto de acesso no Android
Como acontece sempre com o Android, as instruções variam consoante a marca do seu dispositivo – mas não devem diferir muito das que são para telemóveis Samsung com Android 14. Entre nas ‘Definições’ > ‘Ligações’ > ‘PA Móvel e Ancoragem’. Aqui, ligue o ‘PA Móvel’ (‘PA’ significa ‘ponto de acesso’; vai ainda ver outras opções que permitem activar a partilha da Internet através de Bluetooth, a de uma ligação USB e a de Ethernet, também designada por tethering, através de um cabo. Caso queira mudar a password, clique em ‘PA Móvel’ > ‘Palavra-passe’ e escolha uma seguindo as mesmas indicações dadas para os casos do iOS. Qualquer que seja o dispositivo usado para ligar à rede partilhada do smartphone, siga os mesmos passos que faria para se ligar a qualquer outra rede de Internet sem fios.