É uma estreia em Portugal: pela primeira vez, o Space Generation Advisory Council (SGAC) organiza uma conferência no País sobre o Espaço. A SG[Portugal] 2025 acontece já este Sábado, 17 de Maio, no Convento de S. Francisco, em Coimbra e tem o apoio do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.
Segundo o SGAC, este evento «promete ser uma oportunidade única para explorar os desafios e as oportunidades da indústria espacial, através de palestras inspiradoras, discussões envolventes e workshops práticos». O principal objectivo passa por «proporcionar aos estudantes e jovens profissionais oportunidades de networking e contacto directo com o universo do Space Generation Advisory Council».
Entre os oradores confirmados estão Nuno Peixinho e Ricardo Gafeira, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço de Coimbra;
João Nuno Frazão e João Marques de Azevedo (co-coordenadores no Space Law
Research Centre); e o coronel Pedro Costa (director do Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Portuguesa).
O programa da SG[Portugal] 2025 pode ser visto aqui; os bilhetes custam 15 euros para estudantes e 25 para profissionais.