Somos fãs de computadores portáteis dignos desse nome: têm de ser o mais potentes possível dentro dos constrangimentos impostos pela espessura do chassis e pelo consumo de energia, para que a bateria dure o mais possível. Um outro aspecto é o preço: deve ser mais alto só porque os computadores são finos e leves. O Vivobook S14 consegue acertar em quase todos estes aspectos: pesa 1,3 kg, é bastante rápido e custa 1299 euros.
USB-C fora, à direita
O Vivobook S14 é todo construído em metal preto com acabamento baço, o que lhe dá um aspecto bastante discreto. Tal como acontece com outros portáteis da Asus, as entradas USB-C, HDMI, jack de 3,5 mm e o leitor de cartões microSD estão do lado esquerdo; à direita, estão duas USB-A. Tal como já referimos noutros testes, a marca podia ter sido um pouco mais simpática e dividido as USB-C pelos dois lados, para facilitar a vida dos utilizadores.
O ecrã de catorze polegadas é OLED, o que lhe dá um excelente contraste e umas cores que, por vezes, são um pouco saturadas demais, principalmente se estivermos habituados aos LCD. A construção é boa, principalmente tendo em conta que não se está a falar de um PC de dois mil euros, e não usa aqueles materiais com nomes pomposos que, na teoria, são quase tão resistentes como o escudo do Capitão América. Contudo, este Vivobook transmite um ar de ser bastante resistente.
Desempenho surpreendente
Nos testes de bateria, o S14 conseguiu funcionar durante quase dezassete horas: por este número, fica provado este portátil consegue ficar durante um dia sem ver uma tomada.
Nos testes de desempenho geral do PCMark, o Vivobook ficou em segundo lugar do nosso ranking – isto é um feito, principalmente se considerarmos que não tem o CPU mais potente que a AMD tem para oferecer. O teste em que não conseguiu um grande resultado foi no dos gráficos, onde ficou no meio da tabela.
Nos testes de IA, o Vivobook S14 ficou à frente no de reconhecimento de objectos e em segundo lugar no de geração de imagens. No entanto, estes benchmarks são como as sondagens políticas: apenas um retrato momentâneo. Isto acontece porque os modelos estão em constante evolução e optimização, por isso o resultado de hoje pode ser completamente diferente daqui a um mês.
Distribuidor: Asus
Preço: €1299
Benchmarks
- PCMark 10 Geral: 7653
- PCMark 10 Produtividade: 11 361
- PCMark 10 Bateria (minutos): 1017
- 3DMark Wildlife: 17 344
- Procyon IA Computer Vision: 1818
- Procyon Image Gen: 153
Ficha Técnica
Processador: AMD Ryzen AI 7 350
Memória: 24 GB LPDDR5X
Armazenamento: SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 com 1 TB
Placa Gráfica: AMD Radeon 880M Graphics
Ecrã: OLED 14 polegadas, 1920 x 1200, 60 Hz
Ligações: 2 x USB-A, 2 x USB-C, HDMI, jack 3,5 mm, leitor de cartões de memória microSD, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
Dimensões: 310,5 x 221,9 x 13,9 mm
Peso: 1,3 kg