Durante anos, vimos a Internet a encolher (não em utilizadores, mas em plataformas). Aquilo que era suposto ser uma rede descentralizada, tem-se vindo a concentrar na mão de algumas poucas empresas. O Fediverso surge, assim, como um antídoto a este fenómeno: não sendo um produto ou uma única plataforma, o Fediverso é uma rede de “redes sociais” interligadas entre si, todas a operar com protocolos abertos, como é o caso do ActivityPub.
O céu é o limite
Neste contexto, o Pixelfed representa mais uma vertente do Fediverso: é um projecto de software livre que permite aos seus utilizadores a partilha de imagens entre si. Ao contrário das redes sociais centralizadas, que tendem a fechar a sua comunidade no seu ecossistema, no Pixelfed temos total liberdade de seguir amigos de outro Pixelfed ou mesmo os que prefiram usar outro pedaço do Fediverso. Usando o ActivityPub, qualquer amigo que use uma das muitas redes sociais neste protocolo está ao seu alcance, esteja ele a fazer publicações no Mastodon, a partilhar links no Lemmy, vídeos no peertube ou a fazer transmissões no Owncast – o céu é o limite.
Desenvolvido originalmente por Daniel Supernault, o Pixelfed é um projecto de software livre que tem como base Laravel, uma poderosa framework escrita em PHP, que além de ter um ecossistema rico possui também uma excelente documentação, o que certamente facilitou a vida aos mais de 150 contribuidores únicos no desenvolvimento deste projecto.
Começar a usar o Pixelfed
Não precisa de criar o seu próprio servidor para tirar partido do Pixelfed: primeiro passo é escolher um já existente para se registar. A página oficial do projecto oferece um directório de instâncias em pixelfed.org/servers. Cada servidor tem as suas próprias regras, moderação e alguns são dedicados a temas específicos. No entanto, independentemente do servidor que escolher, poderá seguir pessoas que estejam noutros servidores e, se quiser, mudar para um servidor diferente, mais tarde.
Depois de se registar no seu servidor, fica pronto a seguir outras pessoas, podendo procurar pelos seus amigos na barra de pesquisa ou por conteúdo que lhe interessa, tanto no ‘Feed local’ (onde irá encontrar as pessoas que usam a mesma instância), como on ‘Feed global’ (com pessoas de todo o Fediverso). Uma outra forma de encontrar conteúdo que seja mais interessante para si, será pesquisar por hashtags, como por exemplo #ansol ou #pcguia. E claro, também pode partilhar os seus momentos com todos os seus seguidores, partilhando posts, stories ou collections. Caso seja utilizador do Instagram e queira transferir todos os posts para a sua nova conta do Pixelfed, também é possível, utilizando a função de ‘Import’, disponível no seu perfil.
Fediverso contra a Internet comercial
Em suma, durante anos, fomos levados a acreditar que a Internet teria de ser assim, que o preço de ter uma identidade digital seria o registo numa grande corporação (como a Meta ou a Google) e que não seria possível descobrir conteúdo sem um algoritmo especial. Disseram-nos que é suposto a Internet ser um centro comercial onde, ao mesmo tempo, somos o cliente e o produto. Mas, terá mesmo de ser assim? O Fediverso oferece uma experiência diferente: liberdade! Convidamos todos a experimentar.