Hoje é o último dia para nos autoexcluirmos de participar no treino da inteligência artificial da Meta. Se não o fizemos, consentimos que os nossos dados – posts, comentários, fotos e vídeos – sirvam de base para o conhecimento dos LLM da dona do Instagram, WhatsApp e Facebook.
Para impedir isto, será preciso enviar um pedido de exclusão voluntária de forma a garantir que os nossos dados não são incluídos neste processo iniciado pela Meta. De fora dos conteúdos usados pela empresa no treino da IA, ficam as mensagens directas enviadas pelo Messenger.
Mesmo que opte por esta exclusão, a empresa alerta para uma situação: as nossas informações podem continuar a “alimentar” a IA da Meta sempre que «sejam incluídas em publicações de terceiros ou imagens partilhadas em modo público». Por exemplo, se aparecermos numa foto postada no Facebook por uma pessoa que aceitou estar no programa de treino dos LLM da empresa, a nossa imagem pode ser usada neste processo.
Para fazer a exclusão do treino de IA da Meta, entre no Facebook, carregue na imagem de perfil (canto superior direito) e, depois, nas opções ‘Definições e Privacidade’ > ‘Centro de Privacidade’. Faça scroll para baixo e clique em ‘AI na Meta’; depois seleccione ‘Informações que partilhaste nos Produtos da Meta’, leia o texto de objecção e clique em ‘Enviar’.
Caso também o queira fazer para a informação que tem no Instagram, tem de o fazer também nesta app. Na versão do browser, clique nos três tracinhos à esquerda, escolha ‘Definições’ e, na coluna da esquerda, deslize para baixo e entre em ‘Centro de privacidade’ – aqui, basta seguir os mesmos passos do Facebook, depois de clicar em ‘AI na Meta’.
Em qualquer um dos casos, irá receber um e-mail da Meta a confirmar que a empresa irá aceitar a oposição a que as nossas informações sejam usadas no treino de IA.