Os telefones Android modernos já incluem funcionalidades de protecção anti-roubo que bloqueiam os dispositivos e impedem reposições de fábrica não autorizadas, dificultando a revenda de telefones roubados. Apesar de já ter bom nível de segurança, a Google planeia reforçar estas salvaguardas, com o bloqueio do acesso a todas as funcionalidades em dispositivos roubados.
Esta semana, a Google realizou o The Android Show: I/O Edition, que ofereceu uma antevisão de várias novas funcionalidades que vão ser lançadas no Android 16 e do Wear OS 6. Embora a AI Gemini ter sido a estrela do evento, a empresa também apresentou uma funcionalidade de protecção de reposição de fábrica actualizada, com o objectivo de tornar os dispositivos Android roubados virtualmente inutilizáveis. As actualizações ao sistema operativo bloquearão qualquer telefone quando detectarem uma reposição não autorizada ou tentativas de contornar as salvaguardas existentes, tornando-o inutilizável pelos ladrões. Os proprietários poderão restaurar os dispositivos recuperados através de verificações de autenticação.
A Google não partilhou detalhes técnicos sobre a nova funcionalidade. No entanto, uma captura de ecrã sugere que a ferramenta actualizada desactivará um dispositivo se detectar uma tentativa de forçar uma reposição de fábrica através de métodos suspeitos. A imagem mostra uma mensagem a explicar que o dispositivo foi bloqueado após uma reposição de fábrica porque falhou na autenticação durante a configuração. Acrescenta que introduzir o último código de acesso utilizado no dispositivo ou as credenciais da conta Google associada restaurará a funcionalidade.
A Google confirmou que a protecção de reposição de fábrica actualizada será lançada ainda este ano, provavelmente juntamente com o Android 16. No entanto, não parece estar incluída na versão Beta 4.1 do Android 16, lançada no início deste mês, a menos que os programadores a tenham ocultado. Apesar disto, poderá chegar com o Quarterly Platform Release final.
A Google também anunciou que a versão estável do Android 16 chega em Junho com uma nova linguagem de design Material 3 Expressive. No evento, a Google confirmou uma fuga de informação recente que sugeria que a interface renovada concentra-se na cor, forma, tamanho, movimento e contenção para melhorar a usabilidade dos dispositivos, particularmente para os utilizadores com mais dificuldades.
O novo design estender-se-á a todas as aplicações nativas, incluindo uma aplicação relógio renovada. A actualização trará uma barra de ferramentas inferior actualizada, uma nova fonte e separadores alarmes, temporizador e cronómetro redesenhados.