A Canonical anunciou que vai doar 120.000 dólares americanos a programadores de software de código aberto durante o próximo ano. A empresa planeia contribuir com 10.000 dólares por mês durante 12 meses, começando com o primeiro pagamento que será feito em Abril. Os fundos serão distribuídos através da plataforma thanks.dev.
Esta iniciativa visa dar apoio financeiro aos projectos de código aberto “upstream” mais pequenos de que a Canonical depende. Serve como uma forma adicional de retribuir, juntamente com o apoio contínuo da Canonical a grandes fundações de código aberto como a Eclipse Foundation, a Cloud Native Computing Foundation (CNCF) e a GNOME Foundation.
O Thanks.dev funciona através da análise dos repositórios GitHub e as árvores de dependências de uma empresa, até três níveis de profundidade, e dividindo o donativo com base nas dependências mais utilizadas. A Canonical mencionou que pode ajustar a forma como os fundos são ponderados ao nível da linguagem de programação para melhor representar a sua utilização.
A Canonical utiliza projectos feitos por programadores como nedbat, que escreveu o coverage.py, e adamchainz, que mantém o time-machine, uma biblioteca utilizada no site do Ubuntu.
A empresa diz que mesmo pequenas demonstrações de reconhecimento ou apoio financeiro podem ser importantes para os programadores de aplicações de código aberto. É uma forma de mostrar apreço pelo trabalho que estes projectos fazem nos bastidores. A maior parte do código da Canonical é de código aberto e desenvolvido publicamente em plataformas como o GitHub e o Launchpad. Nota também que o thanks.dev está a trabalhar na adição de suporte para verificar dependências hospedadas no Launchpad.
Este anúncio, segue-se ao recente lançamento do Ubuntu 25.04 “Plucky Puffin”, uma versão intermédia que incorpora muitos novos componentes de código aberto que beneficiam do desenvolvimento “upstream” activo, como o ambiente de trabalho GNOME 4.8 e o kernel Linux 6.14.