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A ler: Já é possível usar FSR 4 com Frame Generation em títulos que apenas disponibilizam DLSS e XeSS
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Já é possível usar FSR 4 com Frame Generation em títulos que apenas disponibilizam DLSS e XeSS

A nova versão da funcionalidade de upscaling das gráficas da AMD já pode ser usada em jogos que não a disponibilizam através do OptiScaler.

Pedro Tróia
Publicado em 13 de Março, 2025
Tempo de leitura: 4 min
AMD_FSR
Imagem - AMD

Quando é lançada uma nova tecnologia, como FSR 4 da AMD, há sempre o problema da sua adopção, que, se for muito lenta pode fazer com que os potenciais utilizadores procurem produtos concorrentes, mais estabelecidos no mercado. Mas, neste caso, o problema pode não ser complicado de resolver graças ao OptiScaler, uma modificação de software que acaba de ser actualizada para ser compatível com a nova versão da funcionalidade de upscaling de gráficos que foi lançada em simultâneo com as placas gráficas Radeon RX 9000.

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O OptiScaler já existe há vários anos e surgiu como uma evolução do projecto CyberFSR2 que foi criado para adicionar compatibilidade com a funcionalidade FidelityFX Super Resolution 2 da AMD ao Cyberpunk 22077 antes de o jogo receber uma actualização oficial que adicionou a possibilidade de usar FSR 2. O OptiScaler foi actualizado recentemente para possibilitar a utilização do novo FSR 4 com as novas Radeon RX 9000, que, neste momento, são as únicas placas que o podem usar, em jogo que apenas disponibilizem DLSS, XeSS ou FSR 3.

O consenso nas várias análises que têm sido publicadas é que o FSR 4 ainda não está a par com o novo DLSS 4 em termos de qualidade da imagem, mas é igual ou melhor do que as versões anteriores do DLSS, mas dá um passo de gigante em relação à versão anterior.

Agora, graças ao OptiScaler, há fortes hipóteses de que o jogo que quer jogar possa ser modificado para usar a funcionalidade de upscaling de gráficos FRS 4 em vez da que está incluída no próprio jogo. A lista de jogos que funcionam com o OptiScaler é bastante extensa e inclui títulos como Baldur’s Gate 3, Cyberpunk 2077, Dragon’s Dogma II, Kingdom Come: Deliverance II, Microsoft Flight Simulator 2024, Red Dead Redemption 2, entre outros.

O funcionamento do OptiScaler é aparentemente simples. Todos os sistemas de upscaling existentes usam os mesmos inputs, ao ponto de a AMD ter afirmado há tempos que a implementação do FSR 2 num jogo com DLSS demora apenas 5 minutos. Como o OptiScaler funciona como middleware, intercepta as chamadas feitas pelos jogos e redirecciona-as para o sistema de upscaling desejado. A Microsoft tem uma API para fazer exactamente isto, que se chama DirectSR, mas, aparentemente, para já ainda não foi implementada em nenhum jogo.

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A guide on how to enable FSR4 in Cyberpunk 2077 on a @amdradeon RX 9070 (XT) RDNA4 GPU with OptiScaler.

Spoiler: Full Path Tracing with >60 FPS on 1440p@FSR4 Perf. is possible! pic.twitter.com/vBLB4rcsg8

— High Yield (@highyieldYT) March 10, 2025

Por isso, se já tem uma das novas placas gráficas com chip AMD e quer usar o FSR 4 em mais títulos que Marvel Rivals ou Space Marine 2, só tem de ir à página do OptiScaler no Github, descarregar a versão mais recente e depois extrair todos os ficheiros para a mesma pasta onde está instalado o executável do jogo. Depois, execute o ficheiro batch de instalação (OptiScaler Setup) que muda o nome dos ficheiros automaticamente para o jogo em questão. Se isso não funcionar, veja como executar os passos manualmente na página do Github ou veja o vídeo que está no tweet publicado acima que contém um guia de instalação detalhado.

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Etiquetas:AMDFSR4OptiScalerRadeonRX 9000
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