PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: iRobot é a Nokia dos aspiradores? A marca de aspiradores inteligentes pode deixar de ser viável em 2025
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Mercados > iRobot é a Nokia dos aspiradores? A marca de aspiradores inteligentes pode deixar de ser viável em 2025
MercadosNotícias

iRobot é a Nokia dos aspiradores? A marca de aspiradores inteligentes pode deixar de ser viável em 2025

O mais recente episódio da queda da iRobot aconteceu esta Quarta-Feira: as acções caíram mais de 30%.

Ricardo Durand
Publicado em 13 de Março, 2025
Tempo de leitura: 3 min
©iRobot | Amazon
©iRobot

A história é conhecida: durante anos, a Nokia foi a principal marca de telemóveis do mundo, mas, numa altura em que Apple e Samsung começaram a lançar smartphones, com ecrã táctil, preferiu continuar com os seus modelos simples. Quando apanhou este “comboio” já era tarde.

- Publicidade -

Esta é uma realidade que, agora, parece aplicar-se à iRobot: a marca norte-americana de aspiradores não aplicou sempre as mais recentes tecnologias de sensores e câmaras aos seus modelos e acabou ultrapassada por várias marcas chinesas.

Por exemplo, Xiaomi, Anker, Ecovacs, Roborock e Dreame começaram a lançar modelos mais avançados e com um preço mais baixo, o que acabou por levar os consumidores a optar pelos seus modelos em detrimento dos Roomba.

Os problemas na iRobot não são de agora: desde o final de 2023, a empresa já despediu 51% dos funcionários e, no mesmo ano, contraiu um empréstimo de quase duzentos milhões de euros para financiar as operações enquanto aguardava pela conclusão de um acordo de 1,3 mil milhões de euros com a Amazon que nunca chegou a acontecer, em 2024.

Nos últimos meses, a iRobot tem «lutado para gerar liquidez e reduzir a sua dívida», lembra a CNBC. O mais recente episódio nesta “queda” aconteceu esta Quarta-Feira: as acções caíram mais de 30%, depois de a empresa «admitir que há dúvidas substanciais sobre a sua capacidade de continuar a operar», no seu relatório de resultados de 2024.

Neste documento, a marca fala numa «fraca procura dos consumidores, incertezas tarifárias e um aumento da concorrência» e aponta a um cenário negro: «Dadas estas incertezas e o impacto que podem ter nas finanças da empresa, há dúvidas substanciais sobre a nossa capacidade de continuar a operar nos próximos doze meses».

- Publicidade -

O relatório dá ainda conta de que as receitas do quarto trimestre caíram 44% em relação ao ano anterior, totalizando 172 milhões de dólares, abaixo das previsões de 180,8 milhões apontadas pela consultora FactSet. A empresa registou, ainda, um prejuízo líquido de 77,1 milhões de dólares, equivalente a 2,52 dólares por acção (todos estes valores em dólares são semelhantes, em euros).

Esta semana, a marca apresentou novos robots aspiradores, mas reconhece que «não há garantias de que os novos produtos sejam bem-sucedidos». Ainda assim, há a esperança de que as novidades possam «reposicionar a iRobot como líder no segmento que criou», disse o CEO, Gary Cohen, em comunicado.

O lançamento destes robots pode ser mesmo o canto do cisne da iRobot tal como a conhecemos: a empresa diz estar, agora, numa fase de «revisão estratégica», onde o refinanciamento da dívida, ou mesmo uma venda, estão em cima da mesa.

- Publicidade -
Etiquetas:mercados
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
InternetNotícias

Top 10 dos filmes descarregados entre 9 e 16 de Junho

Tempo de leitura: 1 min
©Trust | Ruya Fabric
Notícias

GXT 723 Ruya Fabric: a Trust anunciou uma nova cadeira de gaming em tecido respirável

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}