Se está farto de publicidade quando anda à procura de qualquer coisa na Internet, não quer entregar os seus dados, ou talvez queira apenas novos resultados de pesquisa? Estes 15 motores de busca que conseguem ser melhores que o Google de muitas maneiras, desde navegação anónima a conteúdo seleccionado.
Os motores de busca alternativos ao Google muitas vezes dão-lhe mais privacidade e, por vezes, trazem outros benefícios, como recompensas ou doações para causas dignas com base em quanta pesquisas são feitas. A diferença de qualidade dos resultados entre o Google e outros motores de busca costumava ser um problema real, mas agora é difícil encontrar muitas diferenças.
Para fazer buscas gerais
A AOL ainda existe, e tem uma página inicial mostrando tópicos populares seleccionados em notícias, entretenimento, saúde, desporto, comida e finanças. Mas também pode usá-lo apenas como um motor de busca web. Tem uma interface elegante, filtragem opcional de conteúdo potencialmente ofensivo e bons filtros de pesquisa de imagens. Não é a pesquisa mais privada do mundo: o rastreamento de localização e actividade estão activos, mas pode desligá-los a partir do Painel de Privacidade. A AOL e o Yahoo são a mesma empresa, pelo que os resultados das buscas serão provavelmente os mesmos em ambos, mas têm ferramentas diferentes.
Para quem quer privacidade, personalização e resumos de IA
Vindo dos criadores do browser web Brave focado na privacidade, o Brave Search afirma ter “privacidade inigualável”. O Brave obtém os seus resultados tanto do seu próprio índice de rastreamento web como de “chamadas API anónimas a terceiros”. O Brave permite escolher entre resultados de IA ou web padrão através do botão Answer With AI. Uma secção de discussões na página de resultados mostra conteúdo do Reddit e similares. Finalmente, o recurso Goggles do Brave permite filtrar os resultados com parâmetros como ‘Sem conteúdo de celebridades’ ou ‘Notícias da Esquerda ou Direita’.
Para quem quer manter-se anónimo
O DuckDuckGo (DDG) tem uma política de privacidade simples: “Não recolhemos nem partilhamos nenhuma das suas informações pessoais.” A interface de pesquisa é simples e os resultados são precisos, embora não tenham os painéis de informação extensos encontrados no Bing e no Google. O DDG permite-lhe pesquisar imagens, vídeos, notícias, mapas e resultados de compras. Um toque agradável é que o DDG adiciona mais opções de cabeçalho, dependendo do termo de pesquisa, como Definição, Significados, Nutrição e Receitas.
Para quem quer preservar o ambiente enquanto faz buscas
O Ecosia faz com que as pessoas se sintam bem com as suas pesquisas na web porque contribui para a plantação de árvores em áreas ambientalmente sensíveis. Até agora, o programa da Ecosia já plantou mais de 180 milhões de árvores, em colaboração com organizações ambientais locais em todo o mundo. Este site de pesquisa não oferece as páginas de resultados mais polidas, mas consegue-se encontrar o que se procura na maioria das vezes.
Em termos de privacidade, o site afirma que não “cria perfis pessoais seus com base no seu histórico de pesquisa” e anonimiza todas as pesquisas dentro de uma semana.
Para quem quer obter resultados do Google sem rastreamento
O Gibiru pode não ter a interface mais elegante, ferramentas especiais ou funcionalidades de pesquisa únicas – ou partilha de receitas – mas na sua interface básica, mostra-lhe os seus velhos e familiares resultados do Google sem o rastreamento de actividades que o Google faz. Pode alternar os resultados de pesquisa entre Todos os Resultados e Conteúdo Censurado (embora fizesse sentido dar-lhe outra opção caso não queira ver imagens de adultos e conteúdo potencialmente ofensivo). A empresa também tem um browser privado para dispositivos móveis chamado Gibiru Wormhole e uma VPN.
Para quem quer resultados detalhados e ferramentas de IA
Para uma experiência de pesquisa tão próxima do Google em termos de riqueza de informação na página de resultados – e em muitos casos até mais úteis – o Bing é a escolha certa. Sim, também é de uma empresa de tecnologia gigante, embora esteja longe de ser um monopólio de pesquisa. De acordo com o Statcounter, o Bing recebe menos de 4% do tráfego de pesquisa mundial.
Pode-se dizer que o Bing ultrapassou o Google em capacidades, com a introdução do Copilot, um bot de pesquisa com IA surpreendente que funciona com base no ChatGPT. O motor de busca lembra-se do contexto das buscas anteriores em consultas subsequentes, para que possa refinar uma pesquisa sem ter de voltar a inserir os termos de pesquisa. É também o melhor entre as ferramentas de IA no fornecimento de links para as fontes. O Bing é o concorrente mais completo neste grupo, com a nova pesquisa e geração de conteúdo AI capacidades fortes de pesquisa de notícias, imagens, vídeos e mapas.
Para quem quer resultados classificados por emoção
O Mojeek é um motor de pesquisa com sede no Reino Unido que se foca na privacidade. O seu índice é completamente construído internamente, embora seja consideravelmente mais pequeno que o do Bing ou do Google. Os resultados aparecem ocasionalmente numa ordem inesperada, mas geralmente consegue encontrar o que procura. Uma funcionalidade inteligente é a pesquisa por emoções do Mojeek, que usa IA para analisar o tom do conteúdo de uma página web. Introduz o seu termo de pesquisa e depois escolhe se quer um resultado que seja feliz, zangado, triste e assim por diante. Também permite pesquisar imagens cortesia do Bing e do Pixabay. Mais alguns factores diferenciadores são as suas pesquisas personalizadas Focus (por exemplo, pesquisa de receitas) e a sua pesquisa de artigos do Substack.
O Mojeek não tem muitas respostas pré-embaladas e graficamente desenhadas como as que obtém com outros sites de pesquisa. Algumas páginas de resultados mostram um cartão da Wikipédia, correspondendo ao que muitos sites de pesquisa de alto perfil fazem. Em termos de segurança e privacidade do Mojeek, o site afirma ser o primeiro com uma política de privacidade que afirma que não o rastreia nem vende os seus dados.
Para quem é fã da Web3
A privacidade é a verdadeira missão deste site de pesquisa descentralizado, Web3. O Presearch é o único serviço nesta lista que não funciona nos servidores de uma única empresa, em vez disso, anonimiza as suas consultas com nós distribuídos para que as suas informações não sejam guardadas por nenhum fornecedor único.
Se iniciar sessão numa conta, pode personalizar os botões do fornecedor de pesquisa a partir de uma extensa lista, incluindo Bing, DuckDuckGo e Google. Iniciar sessão também permite que ganhe o token criptográfico baseado em Ethereum do Presearch, PRE, embora apenas se ficar com o próprio motor de pesquisa do Presearch, e existem limites para a quantidade de criptomoeda que pode ganhar por dia. Qualquer pessoa pode criar um servidor de nó no sistema distribuído para ganhar recompensas PRE, e os anunciantes usam PRE ao licitar palavras-chave. Esteja ciente de que existem muitas avaliações de utilizadores que alegam a incapacidade de levantar os seus tokens PRE, no entanto, opte pela descentralização e multi-pesquisa; não espere uma recompensa financeira.
Para quem quer mapas
Do espaço da União Europeia vem o serviço de pesquisa Qwant. O Qwant tem um design apelativo e usa os seus próprios robôs de indexação para rastrear páginas web em busca de resultados, embora utilize as API do Microsoft Bing, Twitter, YouTube e iTunes. Os mapas são baseados no OpenMapTiles e pode guardar o seu histórico de mapas de forma privada. O Qwant também tem uma versão para crianças do seu site de pesquisa, chamado Qwant Junior.
Ao usar o Qwant, os utilizadores podem ter a certeza de que o seu histórico de navegação não é armazenado, não são perfilados e não são alvo de anúncios personalizados. O site afirma claramente: “Não rastreamos nem recolhemos os dados dos nossos utilizadores… Ao usar o Qwant, os utilizadores podem ter a certeza de que o seu histórico de navegação não é armazenado, não são perfilados e não são alvo de anúncios personalizados.”
Para quem quer saber a fiabilidade e inclinação política dos resultados
O Seekr tem uma abordagem original à pesquisa, mas funciona apenas para notícias. Utiliza aprendizagem automática para classificar os resultados quanto à fiabilidade e ideologia das páginas que mostra. As páginas de resultados mostram se cada link se inclina para a direita, esquerda ou centro. Também mostra a fiabilidade de um resultado, indicando se é clickbait ou se tem um título exagerado. Para resultados de notícias, pode usar cursores para filtrar para maior fiabilidade ou inclinações políticas de esquerda ou direita. Como as avaliações do Seekr são baseadas em algoritmos, funcionam em quaisquer sites de língua inglesa em todo o mundo. O Seekr ainda não avalia site que não estejam em inglês, mas há planos para chegar a outros idiomas.
A empresa afirma que está a construir o seu próprio índice, mas usa o Bing para resultados de mapas. O Seekr não é realmente um serviço de pesquisa focado na privacidade. A política de privacidade da empresa afirma que pode partilhar os seus dados com “parceiros de negócios para melhorar a qualidade da publicidade que vê”.
Para que quer ajudar na angariação de fundos
Seva é sânscrito para “serviço altruísta”. Tal como o Swisscows e o Ecosia, o objectivo do Seva é transformar as pesquisas em doações para as mais diversas causas, o seu toque especial é organizá-lo em equipas para esta angariação de fundos. O site permite-lhe doar para as seguintes instituições de caridade: Best Friends Animal Society, Eden Reforestation Project, Elliot For Water, Ocean Heart, SaveUkraine.org, St. Jude’s e World Food Program. Para privacidade, o site não rastreia nem armazena as pesquisas. Os resultados são muito básicos, sem os cartões e conteúdo de ajuda que encontra nos sites mais conhecidos e passa imagens, vídeos e notícias para o Google.
Para quem quer obter resultados anónimos através de proxy
O Startpage usa resultados de pesquisa anonimizados do Google. A empresa faz uma afirmação ousada, dizendo que é o motor de pesquisa mais privado do mundo. Oferece opções para Web, Imagens, Vídeos e Notícias. A opção de visualização anónima permite clicar num ícone com uma máscara junto a um resultado para ver a página web encontrada através de um servidor proxy, sem revelar quaisquer dados sobre si próprio ao site que está a visitar – excepto ao próprio Startpage. Antes de enviar a consulta, o Startpage remove o endereço IP e quaisquer outras informações e só então envia a consulta.
Para quem quer encontrar música
A Swisscows, com sede na Suíça, oferece uma VPN, uma aplicação de mensagens privadas e e-mail privado, bem como este site de pesquisa focado na privacidade que doa para causas dignas quando o utiliza. Sites maliciosos e conteúdo adulto não estão incluídos nos resultados da Swisscows, por isso é uma boa escolha para utilizadores mais jovens. Além de ter os típicos filtros de resultados de pesquisa web, imagens e vídeo na parte superior, a Swisscows tem uma opção para música, que lhe permite reproduzir músicas do serviço gratuito Soundcloud. Na página de resultados, pode usar uma pré-visualização anónima inteligente para que o site encontrado que pretende visitar não saiba que o está a ver. É apenas uma imagem do site que não é clicável, mas pode ler uma página inteira sem qualquer rastreamento.
Para quem quer notícias sobre economia
O Yahoo Search, outrora dominante e mais tarde ridicularizado, recompôs-se nos últimos tempos. A página principal do Yahoo tem uma caixa de pesquisa no topo e painéis para notícias, meteorologia, desporto e pesquisas de tendências, além de um botão para o histórico serviço de e-mail da empresa.
As páginas de resultados de pesquisa do Yahoo apresentam respostas rápidas, embora não num formato tão polido como o Bing e o Google. Dito isto, entre os serviços incluídos aqui, o Yahoo Search tem as páginas de respostas mais completas depois daqueles dois grandes players. O Yahoo usa o Bing para fornecer resultados de pesquisa, embora também tenha a sua própria tecnologia para um painel de pesquisas de tendências e outras funcionalidades.
Para quem quer contribuir para criadores de conteúdos
Tal como o Patreon e plataformas semelhantes, o Yep permite dar gorjetas aos seus criadores de conteúdo online favoritos. A diferença é que pode ganhar dinheiro para usar para este fim através da pesquisa. O Yep dedica 90% das suas receitas de anúncios de pesquisa a este fim. O Yep foi criado por um fundador da proeminente ferramenta de SEO Ahrefs e, de facto, usa esse serviço para obter seus dados. O motor de pesquisa não armazena nem partilha quaisquer informações privadas identificáveis. Finalmente, o Yep também inclui um chatbot de IA. Embora a empresa não divulgue o que o faz funcionar, os seus resultados assemelhavam-se aos do Microsoft Copilot, que é baseado no ChatGPT.
Pesquisa por IA
Embora sugerimos apenas motores de pesquisa ‘tradicionais’ neste artigo, temos também de mencionar o surgimento de ferramentas de pesquisa na web que usam IA generativa. Estas não só estão a ser incluídas nos produtos dos grandes players como o Google com o Gemini e a Microsoft com o Copilot, mas também estão a aparecer motores de busca autónomos baseados em IA. O Brave Search também começou a incluir resumos de IA dos seus resultados de pesquisa.
O mais interessante nestas ferramentas é que são conversacionais, retendo o contexto do texto das pesquisas para que não seja necessário continuar a introduzir consultas longas editadas para afinar os resultados. Também produzem frequentemente uma resposta específica, evitando que se tenha de percorrer os resultados das páginas que vão sendo encontradas.
A mais recente ferramenta de pesquisa de IA generativa a chegar ao mercado é o SearchGPT, da OpenAI, que ainda está em protótipo. O outro grande nome neste jogo é o Perplexity.ai, um motor de pesquisa construído de raiz com IA generativa.