As novidades apresentadas na CES não são apenas de hardware. Além dos computadores, televisões e smartphones, também há espaço para o anúncio de novo software: foi isto que a Video LAN Organization, criadora do VLC, fez, com a demo de uma nova opção, incluída no seu leitor multimédia, “alimentada” por IA.
Como a Video LAN Organization mostrou num vídeo publicado no X, seguido por várias imagens com exemplos nos comentários desse post, o VLC vai conseguir reconhecer as falas áudio de um vídeo e gerar legendas, com duas opções: no língua nativa ou traduzidas para o idioma que seleccionarmos.
VLC automatic subtitles generation and translation based on local and open source AI models running on your machine working offline, and supporting numerous languages!
Demo can be found on our #CES2025 booth in Eureka Park. pic.twitter.com/UVmgT6K4ds
— VideoLAN (@videolan) January 8, 2025
«A geração e tradução automática de legendas do VLC tem como base modelos de IA locais e de código aberto que funcionam localmente, sem necessidade de ligação à Internet e compatível com vários idiomas», escreve a marca no X.
Para já, a Video LAN Organization ainda não deu detalhes sobre a disponibilidade deste novo recurso de IA no seu leitor de código aberto, que está disponível para macOs, Linux, Windows, iOS e Android.
O recurso de detectar o áudio e gerar legendas automáticas a partir do idioma nativo não é uma novidade neste tipo de software: por exemplo, a app de edição de video CapCut, disponível para iOS e Android, já faz isto há algum tempo, sendo um recurso bastante usado por criadores de conteúdo no Instagram e TikTok. O YouTube também permite gerar legendas automáticas em todos os seus vídeos – basta clicar no botão CC, que aparece no player online.