A identificação do padrão USB certo pode ser uma dor de cabeça para os utilizadores que procuram comprar cabos ou hubs ou outro hardware. Termos como “USB 3.2 Gen 2” são confusos devido à sua ambiguidade. Felizmente, esses nomes vão ser eliminados, graças a um novo sistema de rotulagem das várias normas de ligação USB.
De acordo com a PCWorld, o USB Implementers Forum (USB-IF) lançou logótipos actualizados que mostram as classificações de velocidade mais legíveis. Por exemplo, se vir numa loja um hub USB 4 com a etiqueta “USB 80 Gbps” na caixa, saberá que está a obter a mais recente e melhor tecnologia USB com uma velocidade de transferência de 80 gigabits por segundo.
Um passo abaixo na hierarquia de velocidade estará o “USB 40 Gbps”, que ainda é bastante rápido. A abordagem também se estende às especificações USB mais antigas, pelo que poderá ver um logótipo “USB 20 Gbps” para dispositivos USB 3.2 Gen 2×2 ou “USB 10 Gbps” para dispositivos USB 3.2 Gen 2.
A nova rotulagem também se estende aos cabos – o novo logótipo indicará as velocidades de transferência de dados e de carregamento, que podem chegar aos 240 W. Esta é exactamente a quantidade de energia necessária para fontes de alimentação de 500W, capazes de carregar cinco laptops ao mesmo tempo.
Além disto, espera-se que os fabricantes de laptops comecem em breve a usar as novas etiquetas nos seus dispositivos. Representantes da USB-IF disseram à PCWorld que a Dell poderá ser a primeira a começar a rotular as suas portas USB com os novos logótipos.
Isto facilita a vida aos utilizadores, porque assim que a nova etiquetagem comece a ser usada pela maioria dos fabricantes, deixam de precisar de esforçar a vista para ler as letras pequenas ou consultar folhas de especificações para saberem que tipo de USB estão a usar.
Para os não iniciados, o debate sobre a nomenclatura USB atingiu o pico do absurdo em 2019 com a apresentação do “USB 3.2”. Em vez de simplificar as coisas, a nova especificação acumulou etiquetas mais incompreensíveis como “Gen 2×2” e “SuperSpeed USB 20 Gbps”. Distinguir entre USB 3.2 Gen 1 (5 Gbps), Gen 2 (10 Gbps) e Gen 2×2 (20 Gbps) era o suficiente para criar muitas dúvidas na mente dos utilizadores. Para piorar as coisas, esses novos nomes substituíram a terminologia já confusa das versões USB mais antigas.