A maior surpresa da edição de 2024 dos Game Awards foi o trailer com 6 minutos de duração do novo jogo da série The Witcher. Na maioria das vezes, estes trailers mais ‘cinemáticos’ não costumam revelar muito acerca do visual do jogo quando finalmente começar a ser vendido. No entanto, desta vez, o trailer foi renderizado através de uma nova placa gráfica da Nvidia que ainda não foi anunciada, mas que se diz ser a RTX 5090.
Desde há algum tempo que é público que o quarto episódio da série The Witcher já entrou na fase de produção em velocidade de cruzeiro na CD Projekt Red, mas ainda falta muito para chegar aos PC e consolas. Por isso, a apresentação deste trailer apanhou todos de surpresa.
O clipe confirma que, neste episódio, a protagonista será Ciri, ou Cirilla Fiona Elen Riannon, rainha de Cintra e filha adoptiva de Geralt of Rivia e Yennefer of Vengerberg. “Acreditamos que a Ciri merece o papel”, disse Sebastian Kalemba, o realizdor do jogo. “Neste jogo, queremos explorar o que quer dizer tornar-se um Witcher, seguindo o Caminho de Ciri. Este trailer é uma mistura desse caminho e da escuridão que há no mundo de The Witcher”.
No trailer, Ciri parece ter envelhecido pelo menos 10 anos. E apesar de haver uma nova protagonista, Geralt não vai andar muito longe, até porque a voz dele também surge no final do trailer,
Para além da excitação criada pela divulgação do trailer, outra coisa que chamou a atenção de quem viu foi uma frase que surge logo no início. Nela é mencionado que vídeo foi criado usando uma versão modificada do motor de jogo Unreal 5 e renderizado numa placa gráfica RTX da Nvidia que ainda não foi anunciada. Desde 2022 que já se sabia que a CD Projekt Red ia abandonar o seu motor REDengine e mudar para Unreal Engine 5 nos projectos futuros.
Sabe-se que a Nvidia vai apresentar nova série GPU RTX 5000 baseadas na arquitectura Blackwell na edição 2025 da CES, que decorre em Las Vegas na primeira semana de Janeiro.
Os modelos topo de gama RTX 5080 e RTX 5090 devem ser as primeiras a chegar e os rumores que circulam à volta deste trailer dizem que o vídeo foi renderizado num RTX 5090.
Por fim, a CD Projekt Red confirmou que The Witcher 4 ia ser um jogo single-player e que vai ser o mais imersivo e ambicioso da série.