Comecemos com a mais grave: nos EUA, existem dois projectos de Lei, o PERA e o PREVAIL, que estão a ser considerados pelo Comité Judiciário do Senado. Se forem aprovados, irão tentar anular a decisão do Supremo Tribunal contra patentes de software e de genes humanos.
Isto é um retrocesso gigante: patentear software é parvo, porque estrangula a inovação, uma vez que o software está para os processos que implementa, como a escrita está para os objectos que descreve. Mas patentear genes é um absurdo: os genes são informação, conhecimento, passíveis de descoberta, não de invenção! Patentear entidades não-físicas, ou passíveis de descoberta e não de invenção, é um absurdo que mina qualquer eventual sistema de patentes! (bit.ly/3BWAPde).
Entretanto, e depois dos ataques por parte de editoras nos meses passados, houve uma fuga de dados no Internet Archive, que afectou 31 milhões utilizadores. Para ajudar nesta espiral negativa, o site ainda sofreu alguns ataques DDoS que forçaram os gestores a colocá-lo temporariamente offline. Apesar disso, já conseguiram, pelo menos, colocar a funcionar o serviço Wayback Machine, embora de «forma provisória, apenas para leitura».
O Wayback Machine é uma ferramenta importantíssima, pois preserva a História da Internet e das páginas Web, ao longo dos anos. Ao menos uma boa notícia no meio deste furacão de acontecimentos.