Vamos explicar o que é uma conexão VPN, para que serve e quais são as suas principais vantagens quando se trata de navegar com ela. As conexões VPN não são, de modo algum, uma invenção nova, mas só agora começam a ganhar força entre o público.
O que é uma VPN?
Embora a sua utilização fosse tradicionalmente mais comum no meio empresarial, a grande versatilidade deste tipo de conexões e as suas múltiplas utilizações tornam-nas cada vez mais populares, com grandes serviços como AdGuard VPN.
Comecemos pelo básico. VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), que, ao contrário de outras palavras informáticas mais crípticas, como DNS ou HTTP, nos dá pistas bastante precisas sobre o que é.
A palavra-chave aqui é virtual, uma vez que é esta propriedade que cria a necessidade da própria VPN, bem como permite que as conexões VPN lhe ofereçam as muitas utilizações que veremos a seguir.
Para se conectar à Internet, o seu telefone celular, PC, TV e outros dispositivos comunicam geralmente com o roteador ou modem que liga a sua casa ao seu fornecedor de Internet, seja por cabo ou sem fios. Os componentes são diferentes se estiver a utilizar a sua conexão de dados móveis (que inclui o seu próprio modem e fala com a antena do telefone), mas a essência é a mesma: o seu dispositivo conecta-se a outro dispositivo, que o conecta à Internet.
Na maioria das vezes, não se tem um, mas vários dispositivos conectados ao mesmo roteador: telefones celulares, computadores, consolas. Neste caso, a cada um deles será atribuído um endereço IP local, que não é visível a partir da Internet. Trata-se de uma rede local, um conjunto de dispositivos ligados para poderem partilhar arquivos e impressoras sem terem de passar pela Internet.
O que uma conexão VPN permite fazer é criar uma rede local sem a necessidade de seus membros estarem fisicamente conectados reciprocamente, mas através da Internet. É a componente “virtual” de que falamos anteriormente. Obtém as vantagens da rede local (e mais algumas), com maior flexibilidade, pois a ligação é feita através da Internet e pode ser, por exemplo, de um lado ao outro do mundo.
Vantagens das conexões VPN
Agora que já sabemos o que é uma conexão VPN e para que serve, é altura de resumir uma lista das vantagens da utilização desta tecnologia:
- Funciona em todas as aplicações, uma vez que encaminha todo o tráfego da Internet, ao contrário dos servidores proxy, que só pode utilizar no seu navegador Web e numa série de outras aplicações que lhe permitem configurar opções de ligação avançadas.
- Liga-se e desliga-se facilmente. Uma vez configurada, pode ligar e desligar a ligação à vontade.
- Segurança adicional em hotspots WiFi, desde que a ligação seja encriptada, claro.
- Fingir a sua localização, como já vimos na secção anterior, uma ligação VPN é uma forma eficaz de evitar a censura ou de aceder a conteúdos limitados a uma determinada região.
- O seu ISP não pode saber o que faz online – não quer que o seu ISP saiba que passa horas a ver vídeos de gatinhos no YouTube? Com uma VPN, eles não saberão o que faz para ganhar a vida, mas a empresa que gere a VPN saberá.
Já sabe o que é uma conexão VPN e suas vantagens para poder escolher a melhor opção e curtir dos seus grandes benefícios.