Com a tecnologia iCUE Link, a Corsair encontrou uma forma simples de interligar dispositivos, através de uma ligação que faz lembrar o USB, e controlá-los todos a partir de um hub e de software. Esta tecnologia permite, por exemplo, controlar, sistemas de arrefecimento, sensores e ventoinhas como estas RX 120. A Corsair vende-as individualmente ou nos chamados Starter Pack que incluem três unidades de 120 mm, um hub e os respectivos cabos e acessórios. As ventoinhas usam uma tecnologia de levitação magnética que lhes confere mais durabilidade e, como era de esperar, têm um sistema de iluminação RGB que também pode ser programado através do software iCUE.
As RX 120 são muito versáteis, uma vez que podem ser instaladas individualmente ou interligadas com cabos, se estiverem afastadas, ou através de uma peça de ligação que permite a sua instalação num modo mais compacto. Fazer isto é bastante simples: a alimentação é feita através de um dos cabos de seis pinos da fonte de alimentação. Depois, liga-se o cabo USB a uma dos headers da motherboard e, por fim, a ventoinha ao hub com um cabo próprio. Se quisermos, podemos ainda ligar o hub a um dos headers do sensor de rotações da motherboard para monitorizar se a ventoinha está a funcionar correctamente e a que velocidade.
As RX 120 são bastante silenciosas e cumprem bem o papel de manter o interior da caixa o mais arrefecido possível, isto, se as mantivermos a rodar a uma velocidade intermédia, porque, no máximo, fazem algum barulho que pode ser desconfortável.
O software iCUE está bastante melhor que nas primeiras versões – agora, permite criar cenas para a iluminação – por exemplo, mudar a cor, dependendo do que se estiver a fazer ou mudá-la consoante a temperatura de um componente específico, como o CPU ou a placa gráfica.
Distribuidor: Corsair
Preço: €114 (starter pack); €34,90 (uma unidade)
Ficha Técnica
Dimensões: 120 x 25 mm
Velocidade máxima: 2100 RPM
Nível de ruído: 10 – 36 dBA