PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: 5 motores de busca com Inteligência Artificial
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Inteligência Artificial > 5 motores de busca com Inteligência Artificial
DicasInteligência Artificial

5 motores de busca com Inteligência Artificial

A IA generativa está a chegar a tudo o que faz na web, e a pesquisa não é excepção. Se quiser experimentar motores de busca um pouco mais inteligentes, aqui estão 5 com Inteligência Artificial, divididos por tipo de utilização.

Pedro Tróia
Publicado em 5 de Dezembro, 2024
Tempo de leitura: 8 min
Destaque_IA
Imagem gerada por Inteligência Artificial
Neste artigo
Pesquisa GeralModelo de IA Mais AvançadoCategorias de Pesquisa DireccionadaNotíciasProfissionais de MarketingAgentes personalizados para pesquisas empresariais

O Gemini da Google e o Copilot da Microsoft foram bem-sucedidos na tarefa de trazer os chatbots com IA para o mainstream e servem como alternativas viáveis aos motores de busca padrão. Por sua vez, os motores de busca padrão dessas empresas (juntamente com outros alternativos) adoptaram alguns elementos de IA.

- Publicidade -

A IA pode melhorar a experiência de pesquisa na web de forma palpável, e o Copilot é um bom impulsionador de produtividade quando se trata de pesquisa. Enquanto antes era necessário analisar várias páginas web nos resultados de pesquisa, agora é possível encontrar o que se quiser e o respectivo contexto com apenas um prompt de texto. Além disso, se uma resposta inicial não corresponder exactamente ao que é procurado, os bots de pesquisa com IA olham para os pedidos anteriores para dar contexto às perguntas subsequentes. Isso significa que não é preciso começar do início como acontece com os motores de busca originais.

Mas o Copilot E o Google não são o foco deste artigo. Em vez disso, vamos falar de motores de busca que funcionam exclusivamente com IA generativa.

A IA generativa e os chatbots com Inteligência Artificial dependem de grandes modelos de linguagem (LLM) que são treinados com um conjunto de informações com uma data limite específica. Os motores de busca destacados aqui também usam LLMs para entender o texto que o utilizador insere, mas em vez de basearem os seus resultados numa base de conhecimento fixa, examinam a web em tempo real para obter informações actualizadas e usam IA para gerar a melhor resposta. Os melhores até mostram as fontes para que possa verificá-las.

Tenha em mente que, como todas as ferramentas de IA generativa, os motores de busca de que vamos falar podem cometer erros, tal como os humanos.

Pesquisa Geral

Andi

- Publicidade -

Andi search – Autoproclamado “a pesquisa da próxima geração”, o Andi foi desenhado para os que não são especialistas, com uma interface amigável e intuitiva. Apresenta o resultado mais provável numa área principal, juntamente com links adicionais num painel lateral. Permite ordenar as respostas por Resultados, Notícias e Vídeo, pesquisar dentro dos resultados e mostrá-lo em vários formatos.

Embora não seja tão conversacional quanto outros chatbots de IA, o Andi oferece um botão “Gerar Texto” para criar conteúdo através de IA generativa. No entanto, não gera imagens nem oferece opções de escolher o LLM a utilizar nas buscas (usa o Claude).

O Andi promete ser gratuito e anónimo para todos, mas os responsáveis dizem que, no futuro, vai ter contas empresariais pagas.

Modelo de IA Mais Avançado

ChatGPT

ChatGPT (OpenAI) – O serviço que popularizou a IA generativa agora funciona para pesquisas na web. Basta clicar no ícone do globo na interface.

Mantém o contexto das conversas, usa o modelo ChatGPT-4o, lê as respostas em voz alta e permite classificá-las. Também fornece links para as fontes de informação.

Neste momento, o acesso à pesquisa requer uma assinatura do ChatGPT Plus (20 dólares por mês), mas será disponibilizado para utilizadores com contas gratuitas no futuro. Também está disponível uma extensão para o Chrome.

Categorias de Pesquisa Direccionada

Komo

Komo AI search – Com uma interface simples, o Komo oferece ferramentas úteis como um Mapa Mental e um botão Explorar. Permite escolher entre vários modelos de IA (incluindo GPT-4o e Claude) e “Personas” para ajustar as respostas às necessidades do utilizador.

Oferece uma versão gratuita e planos pagos (Basic e Premium) com funcionalidades adicionais, como selecção do modelo de IA utilizado e sessões de pesquisa avançadas. Pode ser instalado como uma PWA em dispositivos móveis e computadores.

Notícias

Perplexity

Perplexity AI – Este motor de busca é comparável ao Microsoft Copilot, o Perplexity mostra os links de origem para os resultados e permite guardar pesquisas anteriores em “Threads”. A página de resultados inclui blocos de compra e links de origem com imagens.

As contas gratuitas têm um limite de cinco pesquisas em modo ‘Pro’ por dia. As contas Pro custam 20 dólares por mês e oferecem interacções mais longas com a IA.

Também estão disponíveis aplicações para Android e iOS e uma extensão para browsers baseados em Chromium.

Profissionais de Marketing

Waldo

Waldo – O Waldo apresenta a sua pesquisa de IA direccionada para empresas como um assistente de pesquisa que permite aos utilizadores “tornarem-se especialistas em segundos”. É especializado em apresentações, estratégia de marca e outras tarefas semelhantes.

Para este fim, o site inclui fluxos de trabalho predefinidos, como Auditoria de Marca, Perfil da Indústria e Tendências Culturais, em 14 categorias. Quando termina, o Waldo envia-lhe o relatório por e-mail. Outro modo é a Pesquisa de Dados que permite visualizar dados históricos sobre qualquer assunto. Uma barra lateral à direita da janela principal mostra as fontes.

O Waldo é a opção de pesquisa de IA mais cara. As contas freelancer começam em $149 por mês (facturado anualmente) ou $199 pagando mensalmente.

Agentes personalizados para pesquisas empresariais

You

You.com – Com foco no uso empresarial, o You.com autodenomina-se uma “plataforma de produtividade de IA” e aproveita os LLM existentes. Oferece uma opção gratuita limitada, mas é necessário ter uma conta para aceder ao histórico de chat, carregar ficheiros e criar agentes personalizados. Uma conta gratuita limita o utilizador a uma janela de contexto de 16 K, o que significa que a IA irá considerar apenas essa quantidade de input na formulação das respostas. A subscrição Pro de $180 por ano dá acesso aos LLM GPT-4o e Claude 3.5 Sonnet, carregamentos de ficheiros de até 25MB por consulta, uma janela de contexto de 64 K e agentes de pesquisa e personalizados. O plano Team, que custa $300 por ano, impede que o seu input seja usado para treinar a IA, oferece retenção de dados zero e aumenta a janela de contexto para 200K.

O You.com começa com quatro botões acima da caixa de pesquisa: Pesquisa, Criativo, Génio (para problemas de várias etapas) e “Construa o seu próprio agente personalizado”. Mas pode seleccionar indústrias para obter mais sugestões, incluindo Análise de Dados, Engenharia, Finanças, Marketing, Produto e Vendas. Cada uma destas opções exibe três botões de sugestão diferentes. Por exemplo, em Vendas, a opção Emailer de Vendas irá escrever um e-mail para um novo contacto, para retomar o contacto com clientes ou redigir uma proposta de parceria. Estas sugestões podem ser melhores para alguns utilizadores do que uma caixa de texto em branco. O site usa o ChatGPT-4.o para resultados e mostrar anúncios.

O You.com oferece aplicações para ambas as plataformas móveis, chatbots para WhatsApp e Telegram e extensões de desktop para navegadores web Chromium e Firefox.

- Publicidade -
Etiquetas:AndiKomomotor-de-buscaWaldoYouYou.com
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

App do diaDicas

App do Dia – Astronaut Joe: Magnetic Rush

Tempo de leitura: 1 min
DicasGuia completo

Adicione legendas aos vídeos com ajuda de IA

Tempo de leitura: 5 min
Dicas

Altere as opções dos marcadores no LibreOffice

Tempo de leitura: 1 min
App do diaDicas

App do Dia – BiciZen

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}