O YouTube anunciou esta semana o lançamento de uma nova funcionalidade focada na supervisão parental de contas de adolescentes. Esta funcionalidade opcional, permite aos encarregados de educação ligarem a sua conta do YouTube à conta de um adolescente a seu cargo, a fim de obter informação sobre a sua actividade na plataforma.
Uma vez ligadas as contas, os pais receberão notificações sobre a actividade do canal do adolescente, como novos vídeos carregados, subscrições e comentários publicados. Os pais também receberão alertas por e-mail sobre eventos significativos, como o início de uma transmissão ao vivo. No entanto, o YouTube afirma que ligar as contas não afectará o conteúdo que o algoritmo da plataforma recomenda aos jovens.
Com as novas ferramentas de supervisão, os pais podem ver quando o adolescente carrega vídeos em privado ou altera as configurações de privacidade de vídeos existentes. Embora os adolescentes mantenham o controlo sobre o seu próprio canal e as respectivas configurações de privacidade, os encarregados de educação podem agora manter-se informados sobre o seu comportamento na plataforma de partilha de vídeos.
O YouTube desenvolveu esta funcionalidade com a ajuda do seu Comité Consultivo para Jovens e Famílias. Ela baseia-se nos controlos parentais já existentes para crianças com menos de 13 anos. Os novos controlos destinam-se a adolescentes que têm idade legal para utilizar serviços online, mas que ainda estão sob a orientação dos pais.
A partir desta semana, os pais poderão aceder às novas opções de supervisão através do Centro Familiar do YouTube. É importante salientar que a ligação da conta não permite aos pais alterarem a idade do adolescente na plataforma, uma vez que o YouTube se baseia na informação de idade fornecida durante o registo da conta.
A funcionalidade será lançada globalmente nas próximas semanas. O YouTube também fornece funcionalidades adicionais para ajudar os pais a orientarem os adolescentes na criação de conteúdo responsável.
O anúncio surge numa altura em que as empresas de tecnologia enfrentam mais regulamentação em torno da utilização de plataformas sociais por parte de menores. O YouTube tem mais de 100 milhões de jovens espectadores todos os meses nos seus produtos.