Até agora, a velocidade máxima de download em Portugal, em redes de fibra, era de “apenas” 10 Gbps, um serviço anunciado por Vodafone em Abril deste ano e que a Meo já tinha lançado em Setembro de 2023. Mas, agora, esta velocidade acaba de ser aumentada de forma considerável, dado que a primeira operadora anunciou ter chegado aos 50 Gbps.
Contudo, esta não pode ser considerada uma velocidade “praticável” ou comercial, uma vez que o resultado foi atingido num teste de laboratório. Segundo a operadora, este foi mesmo o «primeiro teste» do género feito num mercado onde a Vodafone opera.
«O exercício em Portugal aferiu a prontidão da rede de fibra óptica de última geração e visou potenciar e capacitar o seu uso para limites nunca experimentados em Portugal sobre a mesma fibra utilizada para os actuais serviços (de 1 Gbps, GPON; e 10 Gbps, XGS-PON). Por outro lado, comprovou a sua exequibilidade em condições semelhantes à da sua utilização comercial», explica a Vodafone em comunicado.
Para já não se sabe quando é que esta velocidade de Internet por fibra estará disponível de forma comercial, mas é natural que passar de 10 para 50 Gbps não seja uma actualização muito imediata.