A Valve acaba de divulgar os resultados do mais recente Steam Survey, um estudo periódico em que são analisadas as arquitecturas dos dispositivos usados pelos clientes desta loja online de videojogos. Desta vez, parece que as notícias são boas para a Microsoft, porque, ao fim de quase três anos, o número de utilizadores com Windows 11 ultrapassou os do Windows 10. Agosto de 2024 também viu um crescimento no número de utilizadores com computadores portáteis construídos especificamente para gaming.
Convém dizer que os números apresentados no Steam Survey só incluem dados dos utilizadores da loja Steam que optem por enviar informação acerca das suas máquinas. Porque, segundo dados publicados pela Statcounter, a quota de mercado do Windows 11 é de 31% em todo o mundo, cerca de metade da do Windows 10. No entanto, os números indicam que, desde Abril, a quantidade de utilizadores do Windows 10 tem vindo a decrescer.
No que toca aos GPU, os mais usados em Agosto foram: RTX 4060, 3060, 4050 e 4070, tudo na versão para computadores portáteis para jogos. A gráfica para PC de secretária mais usada foi a RTX 4070 Super, que subiu 0,17%. Já a gráfica AMD mais usada foi a RX 7900 XTX com uma subida de 0,03%.
Ainda no campo dos gráficos, as placas mais usadas são as RTX 3060, embora tenha perdido 0,37% em relação aos números anteriores. A versão para portáteis da RTX 4060 subiu para o segundo lugar das mais usadas, ultrapassando a GTX 1650. Olhando para os valores por fabricante, a Nvidia é a campeã, seguida da AMD com 15,4% e da Intel com 7,7%.
Olhando para outros valores, quase metade dos participantes têm dispositivos com 16 GB de memória RAM e a AMD ganhou terreno à Intel no que toca aos processadores, valendo agora um terço do total dos dispositivos.