Oppo Reno12 Pro 5G

Anunciado pela marca como o seu «primeiro grande lançamento europeu», o Reno12 Pro 5G chega a Portugal dois anos depois do Reno10 Pro (a versão 11 não foi lançada por cá).

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 6 min
3.2
Avaliação PCGuia

Tem um bom design, um óptimo ecrã, não desilude na fotografia (aliás, tem duas boas câmaras de 50 MP, a que se junta uma com a mesma qualidade para selfies), mas fica uma sensação de ‘saber a pouco’ quando se fala em IA, neste que é um smartphone que a marca promove como tendo o objectivo de «tornar a inteligência artificial acessível a um maior número de utilizadores». A nossa experiência não foi a melhor, mas podemos começar por duas ferramentas que até nem desiludiram: as que permitem apagar objectos e pessoas.

Adeus, pessoas
Para usar ambas, temos de abrir fotografias na app nativa de galeria do ColorOS (a skin que a marca chinesa inclui em todos os seus modelos), a Fotos. Aqui, no menu ‘Editar’, temos a opção ‘Apagador IA’ onde vamos poder usar estes recursos, assim como a ‘Pintar por cima’, cuja utilidade, sinceramente, não percebemos. Nas outras duas, os resultados são satisfatórios, mas nota-se que há uma certa dificuldade em apagar objectos em cenários mais detalhados, onde fica um borrão muito pronunciado. Contudo, se os cenários forem mais homogéneos, os resultados são bastante bons, como é natural em ferramentas deste género. No caso da ferramenta que permite remover pessoas das fotos, nota positiva para o facto de não ser preciso tocar para escolher sujeitos, uma vez que a IA da Oppo os identifica de forma automática para sugerir a sua remoção.

Do you speak portuguese? No, bù, nahee
As funcionalidades com IA da Oppo alargam-se a mais duas áreas – texto e voz – com opções disponíveis, embora não sejam tão simples de encontrar como as outras. Duas estão na barra lateral inteligente que se adapta a vários contextos, ou seja, só vão aparecer quando estivermos no sítio certo. Assim, quando usarmos um browser, e deslizarmos o dedo para a esquerda a partir da pequena gaveta luminosa que está no canto superior direito do ecrã, vemos as ‘Voz IA’ e ‘Resumo por IA’, que servem para resumir em voz ou em texto um artigo de um site, por exemplo. Mas, aqui, há um problema: o português não é reconhecido por ambas (apenas chinês, hindi e inglês), o que as torna inúteis para resumir artigos escritos na Língua de Camões. Contudo, a Oppo garante que esta opção vai chegar em updates futura via OTA, embora sem dizer quando, em concreto.

O português também não pode ser usado noutras duas, mais uma vez contextuais: a ‘Escrita por IA’ e a ‘Sumário’, esta última incluída na app Gravador. A primeira, ao contrário do que possa parecer, apenas funciona em redes sociais, pelo que acaba por ser bastante limitada. Desta forma, só a vamos poder usar para escrever posts e sempre a partir de um prompt. Na segunda, mantém-se a mesma dificuldade: os resumos de áudio para texto apenas serão feitos no tal trio de idiomas, sendo transferidos de forma automática para a app Notas do ColorOS. Ainda assim, em inglês, os resultados são muito bons em ambos os casos.

AI Studio, nem vê-lo
Apesar de o Reno12 Pro 5G ser um smartphone anunciado como uma espécie de “democrata” da IA, os seus recursos parecem estar muito escondidos no sistema operativo. É verdade que os de imagem funcionam relativamente bem, mas todos os outros não podem ser usados em português, o que limita e muito a sua utilização. A Oppo garante actualizações, mas não podemos estar a comprar um smartphone a pensar no que vai ser, mas no que é, actualmente – nem a avaliá-lo, num teste.
Outra ferramenta anunciada pela Oppo, o AI Studio, que permite gerar e transformar imagens, simplesmente não vem com a mais recente versão do ColorOS disponível na data da escrita deste artigo (17 de Julho), nem pode ser descarregada a partir de nenhuma loja de apps – nem mesmo da App Market da Oppo. Mais uma vez, a marca remete para uma actualização disponibilizada nos «próximos meses». É preciso ter tudo isto em conta quando se pensa dar mais de seiscentos euros por um smartphone que, no fundo, é um produto incompleto.


Distribuidor: Oppo

Preço: €649,99


Benchmarks

  • AnTuTu: 718 065
  • 3D Mark Wild Life: 3152
  • GeekBench 6 Single CPU: 741
  • GeekBench 6 Multi CPU: 1998
  • GeekBench 6 OpenCL: 2370
  • PCMark 3.0 Work: 9793
  • PCMark 3.0 Battery: 787 minutos

Ficha Técnica

Processador: Mediatek Dimensity 7300 Energy
Memória: 12 GB
Armazenamento: 512 GB
Câmara: 108 MP (traseira), 50 MP (frontal)
Ecrã: 6,7″ AMOLED (1080 x 2412) a 394 ppi, 120 Hz
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 161,5 x 74,8 x 7,4 mm
Peso: 180 gr

Avaliação PCGuia
3.2
Medições 3.3
Experiência de Utilização 3.4
Preço/Qualidade 3
Exit mobile version