A primeira impressão que tivemos assim que começámos a ouvir o som desta coluna foi de espanto: como é que uma coluna tão pequena conseguia ter um desempenho sonoro típico de modelos de maiores dimensões? Pelo aspecto, a Clip 5 parece ser apenas uma daquelas colunas para “desenrascar” e não termos de ouvir música pelos altifalantes do smartphone ou do tablet, mas os primeiros “acordes” tiram-nos daí a ideia. O som que sai destes dez centímetros de coluna com 7 W é poderoso, bem recortado e, mesmo num volume mais alto, não se ressente muito. Por isso, é melhor ter cuidado ao ligar esta JBL no campismo ou na praia, pois se nos distrairmos, podemos mesmo começar a dar um concerto grátis a quem está à nossa volta e que muita gente pode não apreciar.
O seu formato é, também, uma vantagem: tem um clip (daí o nome) muito sólido – aliás, toda esta coluna é robusta – que serve para a prendermos a uma multiplicidade de locais, desde a cabeça de um chuveiro às hastes de um chapéu de Sol – mesmo se for numa mochila, os seus 280 gramas não vão pesar. E nem é preciso ter medo em deixar cair a Clip 5 na piscina ou molhá-la a sério: como é IP67, temos uma coluna à prova de água e poeiras, com todo o ar de querer ser usada na Natureza, à mercê dos elementos.
Para fazer sair som deste modelo, temos a ligação sem fios Bluetooth e uma que é a novidade de uma série de colunas JBL lançadas este ano: a tecnologia Auracast, que permite emparelhar outros modelos. Contudo, a marca limitou esta conectividade aos seus próprios equipamentos, pelo que vai ser impossível ligar colunas de outras marcas. A ligação física também não é uma opção, uma vez que não temos jack de 3,5 mm – a única que existe é a USB-C, que serve apenas para carregar a Clip 5.
E isto leva-nos à sua autonomia: a marca anuncia doze horas, a que se junta uma função de ‘Boost’, mas que apenas pode ser ligada na app da JBL (onde também podemos definir/escolher equalizações). Nos nossos testes, a autonomia pareceu-nos um pouco abaixo deste valor, sendo que uma sessão de duas horas diárias nos deu para cinco dias. O carregamento dos 0 aos 100% também ficou aquém das expectativas: quase duas horas e meia.
Distribuidor: JBL
Preço: €69,99