A nossa saga com dispositivos e-ink continua nesta PCGuia. Depois de, há duas edições, termos testado o smartphone Boox Palma, temos mais um gadget com tinta electrónica, desta vez direccionado para tirar apontamentos e desenhar. O reMarkable 2 é, na sua essência, um ecrã e-ink de 10,3 polegadas. Com uma espessura de 4,7 mm e pouco mais de 400 gramas, a aparência é de um dispositivo algo frágil, pelo que tivemos de ter sempre muito cuidado quando o usámos – este não é, decididamente, um “tablet” de combate.
O grande argumento do reMarkable está no facto de juntar três actividades: escrita, leitura e desenho. Tudo acontece numa superfície que tem um toque, e até mesmo um som, semelhante ao que acontece quando usamos papel verdadeiro. Não fossem os glitches habituais neste tipo de equipamento (o refresh da e-ink) e podíamos jurar que estávamos mesmo a usar uma folha. A sensação de escrita e desenhos é, por isso, muito boa e emula quase na perfeição a interacção com o papel. No reMarkable, tudo é bastante simples de fazer e as opções são intuitivas: tudo começa por escolher um template de documento (Notebook) – há desde partituras de música, a grelhas quadriculadas, passando por planeadores diários e storyboards – ao todo são 47 modelos.
Quer para desenhar, quer para escrever, temos de esquecer usar o dedo. Este tipo de ecrã apenas funciona se usarmos uma caneta digital, incluída com o reMarkable – só temos de decidir se queremos uma com borracha incluída (fica no topo do lápis) ou não, com a diferença de preço a ser exagerada: cinquenta euros.
Se quisermos ler livros em PDF ou ePUB, também é possível: basta sincronizar uma conta Dropbox ou Google (via Drive) e podemos ter acesso aos ficheiros a partir do site my-remarkable.com. O que também é possível é usar extensões Chrome e Office da Microsoft para transformarmos páginas web em PDF e termos à mão documentos de texto ou apresentações para ler no reMarkable: ambas funcionam bem, embora às vezes os PDF gerados a partir de artigos online fiquem desformatados – contudo, isto varia de site para site. Os documentos que temos guardados (o armazenamento é de 7 GB) neste tablet e-ink podem ainda ser enviados por e-mail ou vistos na companion app disponível para iOS e Android. Uma vez que o reMarkable 2 tem Wi-Fi, gostávamos só que fosse possível enviar documentos directamente para uma impressora, mas isto só é mesmo possível pela app.
Distribuidor: reMarkable
Preço: €499