Segundo a Dashlane, que partilhou o seu primeiro Passkey Report, esta nova forma de fazer login está a ganhar cada vez mais adeptos (uma subida de 400% relativamente ao início de 2024), uma realidade impulsionada pelo facto de sites de «grande visibilidade» já serem compatíveis com esta tecnologia.
As passkeys (ou chaves de acesso/segurança) são uma alternativa às passwords, cujo grande objectivo é aumentar a segurança dos logins: basicamente, são mais seguras que as palavras-passe e mais fáceis de utilizar. Tradicionalmente, as passkeys são armazenadas em dispositivos específicos, como um telemóvel ou uma pen, que é necessário ter connosco para fazer login.
No entanto, alguns gestores de palavras-passe – como o Bitwarden ou, precisamente, o Dashlane – já permitem guardar passkeys, o que também pode ser uma das justificações para que os utilizadores optem por esta forma de segurança. A marca diz ainda que há «70% mais probabilidades» de alguém fazer «login com êxito» quando há a possibilidade usar passkeys.
Os sites cujos utilizadores mais usam esta tecnologia são a Amazon e o eBay, com 42%. Estas plataformas de e-commerce estão, ainda, nos primeiros lugares do ranking das vinte empresas com mais logins de passkeys via Dashlane – a marca de Jeff Bezos e é mesmo a líder, com 88,9%.
Já Apple e Google estão em lugares mais modestos, 12.º e 14.º lugares, respectivamente, uma vez que, segundo a empresa «têm uma experiência de passkeys integrada com os seus próprios autenticadores», pelo que o recurso a um gestor de passwords acaba por ser redundante. O Facebook fecha esta lista, com apenas 23,5% dos utilizadores Dashlane a usarem passkeys para acederem a esta rede social.
O relatório completo da Dashlane pode ser lido aqui.