Vou começar por aquilo de que gostei menos neste headset Arctis Nova 5 Wireless: é necessário usar um dongle USB-C para os ligar a um PC sem Bluetooth. Se tiver apenas USB-A, a SteelSeries incluiu um cabo que converte de uma ficha para outra, mas isto deixa o dongle pendurado na frente do computador, o que pode causar acidentes, se não se tiver cuidado. Como muita gente tem vários dispositivos e os usam em simultâneo, estes auscultadores têm uma funcionalidade que permite alternar rapidamente, que funciona bem e é bastante útil no dia-a-dia.
Uma das coisas de que gostei mais nestes auscultadores foi da bateria. A SteelSeries diz que, com uma carga completa, dura cinquenta horas com 2,4 GHz (através da ligação do dongle) ou sessenta, em Bluetooth. Usei-os em média mais de quatro horas por dia, durante quase duas semanas, e só quase no final da segunda semana é que os tive de carregar. Por isso, pode dizer-se que é verdade que a bateria dura o tempo anunciado.
De resto, os Nova 5 Wireless são iguais aos outros modelos da linha Arctis, com altifalantes ovais, um microfone que se pode esconder dentro do altifalante da esquerda e um elástico que serve para ajustar o aro à cabeça, com três posições possíveis. Os auscultadores são leves e confortáveis de usar durante longos períodos.
A qualidade do som é geralmente boa, mas é sempre necessário dar um toque na equalização, porque o som de série tem um pouco menos de graves que aquilo que devia. Em modo 2,4 GHz o som é um pouco melhor que em Bluetooth, porque parece ser mais equilibrado e vigoroso. O som do microfone é, como sempre, excelente.
Distribuidor: Fraggerzstuff
Preço: €1394
Ficha Técnica
Resposta de Frequência: 20 – 22 000 Hz
Impedância: 36 Ohm
Diâmetro dos altifalantes: 40 mm
Ligação: 2,4 GHz, Bluetooth