A linha Logitech G, que a marca reserva para periféricos de gaming, não é conhecida por ter preços propriamente simpáticos: teclados e auscultadores estão sempre acima dos cem euros, assim como uma grande parte dos ratos.
O G309 LightSpeed é o mais recente a chegar a esta gama, um modelo que a marca caracteriza como tendo «design premium, desempenho fiável e com um preço acessível para a maioria». Actualmente, os ratos da gama G começam nos 44,99 (G203) e vão até aos 169,99 euros (G502 X Plus) – este tem um preço intermédio: 89,99 euros, disponível em preto e branco.
Entre as principais características do G309 LightSpeed estão o sensor Hero 25K (que chega a uma resolução de 25 600 dpi, habitual até em modelos com preços mais baixos) e a tecnologia sem fios proprietária da marca (que dá nome ao rato), com possibilidade de ligar «dois dispositivos» ao mesmo receptor USB. O Bluetooth é a alternativa e, para alternar entre os dois modos, há um botão na base do rato.
A forma como recebe energia é outro dos destaques do G309: pode ser carregado, por indução, com o tapete de rato PowerPlay (na imagem em cima – custa 179,99 euros) ou usando uma pilha AA. Como é óbvio, se optarmos pela primeira opção, o rato torna-se mais leve: 68 gramas (86, com a pilha).
Em relação à autonomia, a Logitech diz que, no modo LightSpeed, o G309 chega às trezentas horas; já se usarmos a ligação Bluetooth, este valor sobe para o dobro: seiscentas horas. Finalmente, resta dizer que o G309 traz «interruptores híbridos óptico-mecânicos LightForce».