PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Nova técnica de compressão de texturas proposto pela AMD pode vir a reduzir os requisitos de VRAM e armazenamento
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > Nova técnica de compressão de texturas proposto pela AMD pode vir a reduzir os requisitos de VRAM e armazenamento
Inteligência ArtificialNotíciasSoftware

Nova técnica de compressão de texturas proposto pela AMD pode vir a reduzir os requisitos de VRAM e armazenamento

A nova tecnologia de ‘compressão neural’ da AMD é semelhante ao que a Nvidia propôs no ano passado.

Pedro Tróia
Publicado em 27 de Junho, 2024
Tempo de leitura: 3 min
Foto de Zii Miller na Unsplash

A utilização de texturas de alta resolução são o factor principal para que os videojogos necessitem de cada vez mais memória gráfica, VRAM, e para que ocupem mais espaço nos sistemas de armazenamento de dados. No ano passado, a Nvidia propôs a criação de um novo sistema de compressão de texturas melhorado que usa uma rede neural. Agora, a AMD anunciou um sistema de compressão de texturas que usa um método semelhante. Espera-se que a empresa dê mais detalhes acerca desta nova tecnologia no Eurographics Symposium on Rendering, que vai realizar-se em Londres entre os dias 3 e 5 de Julho.

- Publicidade -

Sem dar muitos detalhes, a AMD chamou-lhe ‘Neural Texture Block Compression’, o que confirma que foi pensado para reduzir o tamanho dos downloads através da compressão das texturas com recurso a redes neurais. Para além das vantagens óbvias deste método, a AMD diz que a sua integração em futuros videojogos será fácil porque não altera a forma como são executados nos computadores e consolas.

Não se sabe se este método de compressão vai funcionar ao nível do driver da placa gráfica, o que pode fazer com que seja compatível com uma grande quantidade de títulos, ou se os editores o têm de integrar nos seus títulos. No ano passado, a Nvidia publicou um documento que descrevia uma tecnologia semelhante, mas, até agora, ainda não passou da fase de conceito.

We’ll present “Neural Texture Block Compression” @ #EGSR2024 in London.

Nobody likes downloading huge game packages. Our method compresses the texture using a neural network, reducing data size.

Unchanged runtime execution allows easy game integration. https://t.co/gvj1D8bfBf pic.twitter.com/XglpPkdI8D

— AMD GPUOpen (@GPUOpen) June 25, 2024

O sistema da Nvidia chama-se Neural Texture Compression (NTC), e emprega várias redes neurais que são optimizadas para processarem vários tipos de materiais usados nas texturas dos videojogos. O documento da Nvidia mostra que, quando comparado com os métodos de compressão convencionais, o NTC consegue uma maior qualidade de imagem com tamanhos de ficheiros reduzidos.

No entanto, a utilização do NTC obriga os editores de software a alterarem os seus fluxos de trabalho e esta tecnologia pode não ser compatível com alguns métodos de melhoramento de imagem usados actualmente, como o DLSS ou a filtragem anisotrópica.

- Publicidade -

Estes avanços na tecnologia de compressão podem ajudar os utilizadores com ligações à Internet mais lentas, unidades SSD com pouca capacidade ou placas gráficas com apenas 8 GB de VRAM. Actualmente é comum ver jogos AAA que necessitam de mais 100 GB de espaço para poderem ser instalados, como Call of Duty, Baldur’s Gate 3 ou Destiny 2. As texturas com mais resolução usadas hoje em dia também esgotam facilmente a VRAM disponível, o que leva a imagens com pouca fluidez.

- Publicidade -
Etiquetas:AMDCompressão NeuralNVIDIAtexturas
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

PNG_transparency_demonstration_2
Notícias

Nova especificação dos ficheiros PNG traz suporte para HDR e animação

Tempo de leitura: 3 min
©Apple | Macbook Air
HardwareNotícias

Rumor: a Apple vai desenvolver um MacBook com “alma” de iPhone?

Tempo de leitura: 2 min
windows-AigsWJmvoEo-unsplash
MercadosNotíciasSoftware

O Windows perdeu 400 milhões de utilizadores desde 2022

Tempo de leitura: 4 min
Commodore-64
HardwareMercadosNotícias

Commodore tem novo CEO e pode renascer (mais uma vez)

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}