A resposta da Microsoft aos quatro mil ataques por segundo a passwords? Passkeys

Já podemos usar uma passkey para entrar com a nossa conta no «Microsoft 365 e o Copilot», além de nos browsers para PC e smartphones/tablets.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Microsoft

As passkeys (chaves de acesso), uma forma de autenticação que dispensa o uso de passwords para fazer logins em sites e serviços, acabam de chegar à Microsoft. Este sistema, que já estava em uso na Google e na Apple, é um método apoiado pelo World Wide Web Consortium e pela FIDO Alliance.

«Entre Julho de 2022 e Julho de 2023, a Microsoft assistiu a uma média de mais de quatro mil ataques a palavras-passe por segundo, quase o triplo» entre o período homólogo entre 2021 e 2022», lembra a empresa, como justificação para adoptar as passkeys.

Segundo a empresa, agora os utilizadores dos serviços da Microsoft podem «recorrer a uma passkey para aceder de forma fácil, rápida e segura às suas contas», sem usar uma password tradicional. Assim, o acesso é feito com o «rosto [via Windows Hello], impressão digital ou PIN; isto pode ser feito em dispositivos «Windows, Google e Apple», sublinha a Microsoft.

Neste momento, a empresa garante que já podemos usar uma passkey para entrar com a nossa conta no «Microsoft 365 e o Copilot», além de nos browsers para PC e smartphones/tablets. Quando ao login em apps da Microsoft, estará «disponível nas próximas semanas».

Se quiser saber como criar uma chave de acesso para entrar nos serviços da Microsoft, a marca preparou um guia que pode seguir, aqui.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version