Com a entrada da actualização 24H2 para o Windows 11 no canal Release Preview do programa de testes público Windows Insider, os utilizadores podem ficar com uma ideia concreta daquilo que o sistema operativo vai oferecer quando a actualização for lançada na segunda metade de 2024. Esta é uma grande actualização e inclui novas funcionalidades e melhoramentos, mas as tão faladas funcionalidades de inteligência artificial só vão ser activadas nos PC Copilot+, apresentados recentemente.
Quanto às novas funcionalidades, a versão 24H2 do Windows 11 inclui, entre outras coisas, a possibilidade de trabalhar directamente com ficheiros comprimidos 7z, fundos de ecrã em HDR e compatibilidade com as novas redes sem fios Wi-fi 7.
Quem participar no Windows Insider, pode descarregar a actualização manualmente através do Windows Update. Quem quiser participar no programa pode inscrever-se em ‘Definições’, ‘Windows update’, ‘Programa Windows Insider’. Tem de ter em atenção que as versões do Windows que são distribuídas através dos vários canais deste programa podem conter erros e instabilidades. Por isso, se quiser participar, não use um PC usado para tarefas críticas.
Com esta a actualização, é possível usar o Explorador de Ficheiros para comprimir e descomprimir ficheiros em formato 7z (7 Zip) e TAR sem ter de recorrer a software externo. O formato 7z oferece uma maior taxa de compressão que o Zip tradicional e o formato TAR é eficaz na compressão de grandes quantidades de dados.
Outra novidade importante é o comando Sudo. Este comando, normalmente associado ao Linux, que permite aos utilizadores usarem contas normais para executarem comandos que estão para além das permissões dessas contas. Este comando está desligado por defeito, mas pode ser ligado em ‘Definições’, ‘Sistema’, ‘Para programadores’, ‘Activar sudo’.
Outras novidades incluem compatibilidade com redes Wi-fi 7, melhorias de compatibilidade com dispositivos Bluetooth de baixo consumo e fundos de ecrã HDR, entre outras funcionalidades.
Desde o ano passado que têm sido publicadas notícias que davam conta que a inteligência artificial iria ser o foco principal desta actualização do Windows 11. No entanto, a Microsoft vai restringir as novas funcionalidades com IA, como a Recall, aos novos PC Copilot+. Estes novos PC usam chip Snapdragon X da Qualcomm que incluem um NPU para acelerar o processamento local de tarefas que envolvam IA generativa. Estas funcionalidades vão chegar aos PC que usem chips x86 quando a Intel lançar os CPU Arrow Lake e a AMD os Strix Point, ambos com NPU mais potentes que os presentes nas versões actuais dos chips para portáteis destas duas marcas.
A Microsoft não indicou uma data concreta para o início da distribuição da versão final da actualização 24H2, mas espera-se que chegue na segunda metade de 2024.