‘Stargate’ é o nome do supercomputador que a Microsoft e a OpenAI estão a planear

O supercomputador Stargate da OpenAI e Microsoft para inteligência artificial vai custar cerca de 100 mil milhões de dólares.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Foto de Manuel Geissinger: https://www.pexels.com/pt-br/foto/interior-do-edificio-de-escritorios-325229/

O projecto ‘Stargate’ não é para construir um portal que pode levar pessoas para outros planetas como no filme e séries de TV com o mesmo nome. É um supercomputador desenhado pela Microsoft e pela OpenAI especialmente para executar tarefas relacionadas com inteligência artificial.

De acordo com o The Information, a Microsoft e a OpenAI estão na fase de planeamento para a construção deste supercomputador. Fontes do site acrescentaram que o ‘Stargate’ vai usar milhões de chips de processamento para IA e que o orçamento para que esta máquina se torne realidade chega aos 100 mil milhões de dólares.

O ‘Stargate’ será o maior dos computadores para IA que a Microsoft e OpenAI querem desenvolver durante os próximos seis anos fruto da pareceria que estabeleceram. Se tudo correr bem, este supercomputador entrará em funcionamento em 2028.

Embora os planos ainda não estejam fechados, o mais provável é que seja a Microsoft a disponibilizar a maior parte dos 100 mil milhões de dólares necessários. Ambas as empresas estão a avaliar potenciais fornecedores dos chips para o ‘Stargate’, que incluem a AMD, a Nvidia e também a própria Microsoft. O desenho deste computador podem obrigar a conceber algumas inovações como bastidores que permitam mais densidade de servidores e novas soluções de arrefecimento que sejam capazes de gerir a grande quantidade de calor que é produzida pelo hardware.

A parceria entre a Microsoft e a OpenAI foi iniciada em 2019. As duas empresas já construíram vários supercomputadores para IA para alimentar o modelo ChatGPT e outras tecnologias de inteligência artificial generativa.

Neste momento, a Microsoft aprovou uma expansão do centro de dados de Mount Pleasant no Winsconsin que vai custar mil milhões de dólares. Esta instalação pode evoluir para um sistema de ‘Phase 4’, avaliado em 10 mil milhões de dólares, que pode entrar em operação em 2026.

Para colocar o orçamento do ‘Stargate’ em contexto, o orçamento anual da Microsoft para a expansão e manutenção da infoestrutura que faz funcionar o serviço Azure é de 50 mil milhões de dólares.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version