Sensores, robots e IA: Universidade de Coimbra coordena projecto europeu para a agricultura de precisão

O objectivo principal deste programa é «desenvolver novas plataformas de agro-bots, percepção robótica e sistemas de fusão de sensores e testar sistemas de robótica agrícola».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Universidade de Coimbra

Nos últimos anos, tem havido alguns projectos tecnológicos dedicados à agricultura criados em Portugal – por exemplo, os drones ajudados por de deep learning e inteligência artificial da Universidade de Coimbra, o sistema de sensores com IoT nas vinhas da região demarcada do Douro para recolher e o robot pulverizador do INESC TEC.

Agora, há outra iniciativa em linha com estas aplicações, mais uma vez com “epicentro” na Universidade de Coimbra (UC): a Faculdade de Ciências e Tecnologia está a coordenar um «projecto europeu que visa desenvolver robótica e machine learning para agricultura digital», o AIGreenBots.

O objectivo principal deste programa, que se integra numa Rede Doutoral (ou seja, destina a alunos de doutoramento), é «desenvolver novas plataformas de agro-bots, percepção robótica e sistemas de fusão de sensores e testar sistemas de robótica agrícola».

Segundo a UC, o AIGreenBots envolve «nove estudantes internacionais de doutoramento num paradigma de investigação para exploração industrial» que se juntam a «participantes académicos e não académicos de diversas áreas». Entre estas, estão «robótica, automação, detecção remota para agricultura de precisão, inteligência artificial confiável e aprendizagem de máquina probabilística».

Para Cristiano Premebida, professor do Departamento de Engenharia Electroctécnica e de Computadores da UC, os alunos vão poder adquirir as «competências e conhecimentos necessários para enfrentar um dos principais desafios da nossa sociedade e do ambiente: a robótica agrícola para agricultura de precisão/digital».

O AIGreenBots também irá servir para colmatar uma lacuna, a nível europeu: «Actualmente, não existem programas de doutoramento centrados na agricultura-robótica que exponham os alunos a conceitos tão amplos e a experiências como esta, mas há uma necessidade cada vez maior deste tipo de investigação», lembra Cristiano Premebida.

Com um financiamento de 2,5 milhões de euros atribuídos pelo Programa Horizonte Europa MSCA-DN, o projecto ‘Artificial Intelligence and Sensor-Fusion Systems in Sustainable (Green) Robotics for Precision Agriculture‘ tem a duração de quatro anos.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version