Razer Huntsman V3 Pro Tenkeyless

Um teclado que é tão bom para jogar, como para escrever.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
4.8 Recomendado
Avaliação PCGuia
Site da Razer

Os teclados numéricos são essenciais nos modelos para gaming? Claro que não, e é precisamente por isso que existem versões como este Huntsman da Razer, que afastam este conjunto de teclas, para reduzir o tamanho. Não é, contudo, tão pequeno quanto o Huntsman Mini, que testámos há mais de três anos (PCGuia 296), mas, sim, um meio termo. A última vez que a marca lançou um teclado desta linha tinha sido em 2021 (o Huntsman V2) – agora chega um dos sucessores, o V3 Pro, em que a designação ‘tenkeyless’ significa exactamente a dispensa das dez teclas numéricas. Com a habitual qualidade de construção elevada da Razer, com um corpo em alumínio preto, um apoio de pulsos em pele (que nem sequer se justifica muito, dada a pouca espessura do teclado à frente, de apenas 15 mm) e um aspecto sólido, o Huntsman V3 Pro Tenkeyless tem entre as suas principais características o facto de ser possível ajustar a actuação das teclas entre 0,1 e 0,4 mm. Isto é possível devido aos interruptores analógicos que funcionam com sensores, em vez do conceito mecânico presente em muitos teclados de gaming. Esta é uma grande “arma” do V3 Pro Tenkeyless: os interruptores conseguem ler com muita precisão a “distância” com que cada tecla é pressionada em tempo real. O resultado são movimentos muito mais rápidos em jogos, sobretudo em FPS. Quando deixarmos o gaming de lado e quisermos trabalhar, basta aumentar a actuação, uma vez que para escrever, um valor mais baixo torna-se incómodo. É aqui que podemos usar a função de gravar perfis de utilização, directamente na memória integrada no teclado: um para gaming e outro para trabalhar. Um detalhe interessante, e que nos dá uma representação visual do nível de actuação das teclas, é o ‘medidor’ de intensidade, com dez LED, que está acima das teclas direccionais: um valor mais baixo é identificado a verde; os mais altos, a vermelho.

Outra funcionalidade de que gostámos, e que não é muito comum de encontrar neste tipo de periféricos, foi a programação de teclas no modo ‘Rapid Trigger’, que encurta o tempo de reset da tecla. Isto permite carregar de forma mais rápida nas mesmas e fazer mais movimentos num curto espaço de tempo – parece quase uma batota, mas a verdade é que este teclado está “certificado” para eSports, pelo que é mais uma vantagem à la Razer que outra coisa.


Distribuidor: Razer

Preço: €269


Ficha Técnica

Tipo: mecânico com switches Razer Yellow
Teclas macro: oito
Teclas de multimédia: seis
Ligações: USB-C, USB-A
Dimensões: 464 x 152 x 25mm


Avaliação PCGuia
Recomendado 4.8
Funcionalidades 5
Experiência de Utilização 4.8
Qualidade/Preço 4.6
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version