PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Google pode começar a cobrar pelas funcionalidades de IA nos resultados das buscas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > Google pode começar a cobrar pelas funcionalidades de IA nos resultados das buscas
Inteligência ArtificialNotícias

Google pode começar a cobrar pelas funcionalidades de IA nos resultados das buscas

A ser adoptado pela Google, este plano será uma grande mudança na forma como o motor de busca é financiado.

Pedro Tróia
Publicado em 4 de Abril, 2024
Tempo de leitura: 2 min
©Solen Feyissa | Google
©Solen Feyissa

De acordo com uma notícia do Financial Times, que cita fontes dentro da empresa, a Google pode começar a cobrar aos utilizadores pelo acesso a resultados de buscas que usem ferramentas de inteligência artificial generativas.

- Publicidade -

Fazer com que os utilizadores paguem para aceder a uma qualquer parte do motor de busca será uma estreia para Google que, desde sempre, usou publicidade como a fonte principal de rendimento neste mercado. No entanto, não é uma estreia no que respeita ao pagamento pela utilização de ferramentas de IA. O nivel de serviço AI Premium de uma subscrição Google One custa mais 10 euros que o Premium.

O Financial Times diz que, segundo este plano da Google, a busca tradicional (sem inteligência artificial) continua a ser gratuita e os subscritores do nível de serviço de busca com IA também vão ver publicidade em conjunto com os resultados das buscas retornados pelo modelo Gemini. Isto quer dizer que a publicidade nos resultados de buscas (que valeu à Google 175 mil milhões de dólares no ano passado) pode não gerar receitas suficientes para cobrir os investimentos necessários para ter um motor de busca que funcione com IA. Segundo uma notícia de Reuters, publicada no ano passado, fazer uma busca através de um modelo de IA, como o Gemini, é 10 vezes mais caro do que através do motor de busca tradicional.

Independentemente dos custos, não é claro se os utilizadores estão muito interessados em terem uma IA a “intrometer-se” nos resultados das buscas. Um exemplo disto é o grande investimento que a Microsoft tem feito para integrar IA no motor de busca Bing que não conseguiu fazer com que ficasse mais popular junto dos utilizadores.

A notícia do Financial Times diz que a Google ainda não decidiu se vai ou não implementar o plano pago de buscas com IA, mesmo que as equipas de desenvolvimento estejam a implementar a tecnologia necessária para o fazer.

- Publicidade -
Etiquetas:Googlemotor-de-busca
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
InternetNotícias

Top 10 dos filmes descarregados entre 9 e 16 de Junho

Tempo de leitura: 1 min
©Trust | Ruya Fabric
Notícias

GXT 723 Ruya Fabric: a Trust anunciou uma nova cadeira de gaming em tecido respirável

Tempo de leitura: 1 min
Anubis
NotíciasSegurança

O novo Ransomware Anubis consegue encriptar e apagar os dados

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}