Google lança nova versão da app ‘Localizar o meu dispositivo’ mais versátil e com mais funcionlidades

A nova versão da app 'Localizar o meu dispositivo' da Google para encontrar dispositivos funciona de uma forma similar à da Apple.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Imagem - Google

A Google lançou ontem uma nova versão da app ‘Localizar o meus dispositivo’ (Find My Device) nos Estados Unidos e Canadá. Esta nova app usa uma rede de mais de mil milhões de dispositivos Android para ajudar os utilizadores a encontrarem gadgets compatíveis que tenham sido perdidos e também funciona com tags semelhantes às oferecidas pela Apple e Tile. Apesar de ter sido lançada apenas em dois países, a nova app vai chegar a todo o mundo em breve.

Tal como já acontecia na versão anterior, depois de instalar a app, ela pode ser usada para encontrar smartphones e tablets Android que sejam compatíveis. Esta ferramenta pode ser usada por os fazer emitir sons e mostra a sua localização num mapa, mesmo que os dispositivos estejam desligados.

Esta tecnologia ainda não está disponível para todos os dispositivos que usamos no dia-a-dia, mas isso vai mudar em breve com várias marcas de tags Bluetooth a integrá-la nos seus novos produtos a partir de Maio. Tal como acontece com as AirTags da Apple, as tags compatíveis com o ‘Find My Device’ podem ser instaladas em vários objectos do quotidiano e até nas coleiras de animais de estimação para os encontrar mais facilmente.

Imagem – Google

A funcionalidade ‘Localizar o meu dispositivo’ também está integrada com os dispositivos de domótica da marca Nest (que pertence à Google). Se o utilizador perder qualquer um qualquer objecto dentro de casa (que tenha uma tag), a ‘Localizar o meu dispositivo’ mostra a localização do objecto em relação à posição dos dispositivos Nest instalados no local, o que permite ter um ponto de referência para os encontrar, Esta funcionalidade também permite partilhar a localização de um objecto com outras pessoas para ajudar a encontrá-lo.

Imagem – Google

A nova app ‘Localizar o meu dispositivo’ funciona com dispositivos que tenham Android 9 ou posterior. O Android 9 foi lançado em 2018, o que multiplica bastante a quantidade de utilizadores que a podem usar. No que respeita a dispositivos compatíveis para além dos que usam Android e das tags, a Google diz que vão ser distribuídas actualizações para que se possa usar a ‘Localizar o meu dispositivo’ com mais dispositivo, como auscultadores fabricados pela Sony e JBL.

De acordo com o The Verge, quem não quiser usar esta funcionalidade pode desligá-la através de uma página web. Segundo várias notícias, esta funcionalidade já está pronta há algum tempo, mas a Google esperou que Apple implementasse sistemas de segurança no iOS para limitar a sua utilização para stalking. Para melhorar a segurança das funcionalidades de busca de dispositivos, no ano passado, a Google e Apple firmaram uma parceria para desenvolver normas comuns para a indústria para lutar contra a utilização abusiva destes dispositivos e funcionalidades.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version