Ferramentas de IA da Google para edição de fotos em Android vão chegar gratuitamente a mais dispositivos

Em breve, será possível melhorar o foco das fotos e remover objectos sem ter de comprar um dispositivo Pixel ou fazer uma assinatura Google One.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Após três anos em que as ferramentas de edição de fotos por inteligência artificial da Google estavam reservadas apenas para os utilizadores com dispositivos Pixel e para o subscritores do serviço Google One, a empresa anunciou que as vai disponibilizar gratuitamente a mais utilizadores. A partir de 15 de Maio, todos os que usarem o Google Fotos e que tenham dispositivos que cumpram os requisitos mínimos vão poder usar ferramentas como a ‘Borracha mágica’ (Magic Eraser) e ‘Mais nitidez’ (Photo Unblur), entre outras.

A ‘Borracha mágica’ é talvez a ferramenta mais popular a ser disponibilizada. Foi lançada em 2021 e serve para remover objectos indesejados das fotografias, como pessoas que passem no fundo ou outros objectos. Para usar esta ferramenta, basta carregar as fotos para o Google Fotos e usar a ferramenta para seleccionar o que quiser apagar. Depois, a ferramenta usa inteligência artificial para preencher o espaço onde estavam os objectos que foram removidos.

Imagem – Google

A ferramenta ‘Mais nitidez’ permite ajustar o foco das fotos. Embora a Google não dê grandes informações acerca dela, aparentemente ela usa IA para identificar os elementos que não estão focados e depois tenta preencher os dados que faltam para obter uma imagem mais focada.

Uma outra funcionalidade que vai chegar a mais utilizadores é o ‘Editor mágico’, mas se não tiver um Pixel ou uma assinatura premium do Google One só terá direito a 10 utilizações por mês.

As ferramentas vão chegar aos smartphones que não são fabricados pela Google e aos iPhone.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version