Boston Dynamics apresenta o novo robô Atlas

A Boston Dynamics deixou de usar actuadores hidráulicos no novo robô homanoide Atlas que agora usa exclusivamente motores eléctricos para se mexer.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
All New Atlas | Boston Dynamics

No início desta semana, a Boston Dynamics anunciou que ia descontinuar o robô humanóide Atlas. Mas a empresa, que ficou conhecida pela publicação de vídeos dos seus robôs a desempenharam várias tarefas e até acrobacias, não ia desistir de construir mais modelos de robôs e ontem apresentou um novo Atlas que para além de parecer humano (e fazer lembrar o robô de ‘Perdidos no Espaço’ da Netflix), tem uma flexibilidade acrescida que faz com que se mexa como a miúda do ‘Exorcista’. E a empresa já publicou um vídeo que reproduzimos acima.

A versão hidráulica do Atlas conseguia andar, correr e até fazer parkour. A Boston Dynamics passou muitos anos a aperfeiçoar a tecnologia que permitiu ao Atlas conseguir equilibrar-se em duas pernas, o que é uma capacidade muito importante para todos os robôs que sejam construídos para navegar e interagir com um mundo construído pelos seres humanos e para os seres humanos. No entanto os tubos necessários para fazer funcionar tecnologia hidráulica dos actuadores que era usada nos primeiros Atlas constituía um ponto fraco e falhava bastantes vezes quando robô tentava fazer movimentos mais complexos. No momento de dizer adeus aos primeiros Atlas, a Boston Dynamics publicou um vídeo que mostra as maiores façanhas e falhanços destes robôs.

A nova versão eléctrica do Atlas é completamente diferente dos modelos anteriores. O vídeo de apresentação mostra o Atlas deitado no chão e depois começa a levantar-se como a miúda do ‘Exorcista’ dobrando as pernas para trás para ficar de pé, depois vira a cabeça 180 graus e mostra o zona circular onde estão instalados os sensores que tem um anela de LED a toda a volta. Depois todo o corpo roda e o Atlas sai do plano a andar.

Em relação ao modelos hidráulico, o novo Atlas está bastante mais magro porque já não necessita de ter a ‘mochila’ onde estava todo o hardware necessário para os sistemas hidráulicos fazerem funcionar o robô. De acordo com CEO da Boston Dynamics em declarações ao site TechCrunch: “Ele vai ser capaz de fazer muitos movimentos que os humanos não conseguem realizar. Vão existir muitas utilizações práticas para essas capacidades.”

A versão eléctrica do robô da Boston Dynamics é mais um passo para a construção de um robô comercial viável. No ano que vem, a empresa planeia começar a testar o novo Atlas nas fábricas da Hyundai (a empresa é propriedade da Hyundai). Uma versão final do novo Atlas pode chegar em pouco anos e deve ser muito semelhante à versão apresentada agora.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version