Apple abre a porta aos emuladores de jogos retro na App Store… desde que estejam «em conformidade com a Lei»

Esta decisão da Apple pode estar ligada a dois acontecimentos recentes sobre práticas anti-concorrência.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©PCGuia

Os emuladores de jogos são, muitas vezes, sinónimo de ‘pirataria’, mas a Apple quer tudo feito de acordo com a Lei para esta nova abordagem da loja de aplicações. Os emuladores de jogos retro vão ficar, finalmente, disponíveis para download.

Assim, a partir de agora, os emuladores fazem parte da oferta da App Store, incluindo os jogos que podem ser usados com este software. Contudo, a Apple não abdica, como seria de esperar, das questões legais e de direitos: tudo tem de estar em conformidade com a Lei, pelo que não há lugar para jogos piratas.

Esta decisão da Apple pode estar ligada a dois acontecimentos recentes: por um lado, a obrigatoriedade de a marca abrir o iOS a outras lojas – ao permitir emuladores, pode evitar que os utilizadores usem essas plataformas; por outro, a acção judicial antitrust colocada pelos EUA que acusa a Apple de eliminar as aplicações de streaming de jogos na nuvem – na sequência disso, Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, passaram a fazer parte da App Store.

Para Android, os emuladores já estão disponíveis há vários anos, ainda que as ROMS tenham de de ser descarregadas externamente. Entre os mais conhecidos estão o Retroarch, o Dolphin, o Lemuroid e o PS EMU. Nenhum destes está ainda disponível na App Store, em Portugal.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version