Valve anuncia novidades para quem partilha a biblioteca de jogos do Steam

Com a nova funcionalidade Famílias Steam, a Valve quer melhorar e facilitar a partilha familiar das bibliotecas de videojogos do Steam.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Valve anunciou que vai fazer grandes alterações à funcionalidade de partilha das bibliotecas de jogos do serviço Steam. A nova funcionalidade, que já está disponível na versão beta do cliente Steam, chama-se simplesmente ‘Famílias Steam’ e substitui as funcionalidades ‘Partilha de família’ e ‘Vista de família’.

Num artigo publicado no blogue da empresa, a Valve diz que, depois de configurar a funcionalidade ‘Famílias Steam’, os utilizadores podem convidar outros membros do agregado familiar para acederem às suas bibliotecas de jogos. Quando tudo estiver a funcionar, qualquer membro do grupo pode jogar qualquer jogo que estiver nas bibliotecas dos outros. Se um utilizador usar um jogo de outro membro do grupo, terá os seus próprios saves, achievements e quaisquer outros itens relacionados com esse título.

Os jogos podem ser usados pelos membros do grupo mesmo que quem está a partilhar a biblioteca esteja a jogar outro jogo. Se um membro tiver mais do que uma cópia de um título, os vários membros do grupo familiar podem jogar esse jogo em simultâneo.

Esta nova funcionalidade também inclui um sistema de controlo parental. Os pais podem definir um conjunto de limitações , que incluem:

Acesso a jogos apropriados para a idade dos menores;

Restrições de acesso à loja, comunidade e chat;

Definição de horários de utilização e limites diários;

Ver relatórios sobre as sessões de jogos;

Aprovar ou recusar pedidos (temporária ou permanentemente) para mais tempo de jogo ou para o acesso a funcionalidades com origem nas contas dos mais novos;

Recuperação das contas dos mais novos em caso de perda da password.

Para além disto, há um novo sistema em que um membro do grupo pode pedir a um dos responsáveis que aprove a compra de um jogo na loja Steam.

Se quiser experimentar esta nova funcionalidade, abra o cliente Steam, aceda a ‘Definições’ e em ‘Participação em versão Beta’ escolha a opção ‘Steam Families Beta’ no menu.

Ainda não há indicação acerca de quando é que esta funcionalidade chega a todos os utilizadores do Steam.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version