O protocolo BitTorrent já não é a principal fonte de tráfego upstream na Internet

O BitTorrent foi ultrapassado pelos serviços de cloud e pelo streaming como a principal fonte de envio de ficheiros pela Internet.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Criado originalmente em 2001 por Brian Cohen, o BitTorrent tem sido um dos protocolos mais populares para a partilha de ficheiros e de outros conteúdos através da Internet, mas agora está a ser ultrapassado por outros serviços.

A empresa canadiana Sandvine publicou recentemente o relatório acerca de “fenómenos da Internet” que mostra que embora o tráfego na Internet esteja a aumentar aceleradamente, o protocolo BitTorrent deixou de ser um dos mais usados para o envio de dados.

Há 20 anos, antes da Web 2.0, o protocolo BitTorrent era responsável por 35% de todo o tráfego de Internet em todo o mundo. Nessa altura, esse tráfego era gerado através de aplicações de partilha de ficheiros ponto a ponto e havia muito poucas aplicações e serviços capazes de gerar uma quantidade de tráfego semelhante.

Actualmente, a Internet está muito diferente. O streaming de vídeo através do YouTube, Netflix e TikTok são quem domina o tráfego global na Internet. Um outro fenómeno interessante que contribui para a redução na utilização do BitTorrent, é o facto de muitos sites que distribuem conteúdos pirateados terem mudado da partilha de ficheiros pura para o streaming directo de conteúdos.

Em 2013, o BitTorrent ainda era responsável por um terço do tráfego de upload na Internet. Há dois anos, já só valia 10%. Agora, de acordo com o relatório da Sandvine, o BitTorrent já não tem uma importância significativa no tráfego de upload. Nesta altura, o top 10 das fontes de dados é composto por serviços de cloud, mensagens instantâneas e streaming de vídeo.

A Sandvine diz que o BitTorrent ainda pode ser considerado um factor significativo na geração de tráfego de Internet devido ao pequeno número de utilizadores da rede. A pirataria pode ser a razão principal, mas este protocolo também é usado por instituições académicas para partilhar grandes quantidades de dados.

A Sandvine espera que o tráfego ligado ao BitTorrent continue a decair à medida que os serviços de cloud e de streaming se afirmem mais como as fontes principais de conteúdos.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version