Nvidia mostra nova tecnologia para criar NPC para videojogos com inteligência artificial

A demonstração da Nvidia dos NPC controlados por IA mostra que esta tecnologia tem avançado muito, mas ainda há muito trabalho por fazer.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
NVIDIA ACE | NVIDIA x Inworld AI - Pushing the Boundaries of Game Characters in Covert Protocol

Durante o evento da Nvidia na Games Developer Conference de 2024, o CEO, Jensen Huang, mostrou um vídeo de Covert Protocol, uma demonstração de tecnologia feita em conjunto com a Inworld AI, uma empresa de desenvolvimento de kits de desenvolvimento para aplicações com inteligência artificial. Covert Prtocol é o nome de código de uma plataforma de desenvolvimento com IA que está a ser desenvolvida pela Inworld. Esta plataforma usa o motor Unreal Engine 5 em conjunto com várias tecnologias de inteligência artificial da Nvidia que incluem a Riva Automatic Speech Recognition e a Audio2Face para permitirem que os NPC (Non Playable Characters) falem, reajam e interajam em tempo real com o ambiente em que estão inseridos.

Os NPC que se podem ver no vídeo do Covert Protcol parecem um pouco mais plásticos que os que são feitos com o MetaHuman Creator do Unreal Engine. No entanto, é de notar que o que foi mostrado nas demonstrações do MetaHuman Creator foram os modelos mais fotorrealistas, sem nenhuns fundos complexos que podem atrasar a renderização em tempo real desses modelos. O que se pode ver no vídeo do Covert Protocol é mais próximo daquilo que pode ser inserido num jogo real.

A demonstração da Nvidia é de uma aventura com conversação e não de um FPS. Por isso a acção não é muito intensa, mas conseguem ver-se bocados de conversações, as animações faciais e a entoação que a IA consegue dar às vozes. Os diálogos ainda não estão ao nível do que se consegue fazer com actores humanos, mas há alguma emoção nas vozes.

Esta demonstração mostra que a entrada da inteligência artificial no controlo de NPC nos jogos vai acontecer mais cedo ou mais tarde, resta saber se os utilizadores querem interagir com o que na realidade são chatbots que reagem em tempo real a essa interacção ou se preferem o modelo anterior com vozes humanas e diálogos que seguem um guião predefinido.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version