Neuralink publica um vídeo que mostra o primeiro utilizador do implante cerebral a jogar xadrez num PC

O primeiro humano a receber o Neuralink, diz que o implante mudou-lhe a vida mas que ainda há muito trabalho a fazer.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Neuralink

A Neuralink, a empresa criada por Elon Musk para construir interfaces entre o cérebro e computadores, publicou um vídeo na rede social X que mostra o primeiro paciente a receber um dos implantes da empresa a controlar o apontador de um rato e a jogar xadrez.

O paciente chama-se Noland Arbaugh e tem 29 anos. Há 8 anos, sofreu um acidente de carro que o paralisou dos ombros para baixo. De acordo com ele, usar o implante da Neuralink é como usar a ‘Força’ na Guerra das Estrelas, bastando-lhe olhar para um ponto do ecrã para que o apontador se mova para esse local.

Para além de jogar xadrez, Arbaugh disse que o implante Neuralink também lhe permitiu jogar Civilization VI durante 8 horas seguidas, apesar de ele ter de esperar que o implante carregasse. No ano passado, a entidade reguladora do medicamento dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), deu permissão à Neuralink para começar a os testes com seres humanos e pouco tempo depois, a empresa anunciou que estava à procura de pessoas que quisessem entrar nesses testes que vão durar seis anos.

Este vídeo é a primeira vez que a Neuralink mostrou imagens de um ser humano a usar o implante cerebral depois de, em Janeiro, Elon Musk ter anunciado que o primeiro paciente a receber o implante estava a a “recuperar bem”.

As interfaces entre o cérebro e um computador não são inéditas. O The Wall Street Journal noticiou que em 2004 uma pessoa paralisada conseguiu mover um cursor graças a esta tecnologia. No entanto, esta primeira versão da tecnologia necessitava de um a ligação física feita por um conjunto de cabos, a interface da Neuralink funciona com uma ligação sem fios. De acordo com o jornal, o facto de Arbaugh conseguir falar enquanto controla o cursor é um avanço notável.

Apesar de inicialmente os implantes da Neuralink terem sido anunciados como sendo uma tecnologia para dar assistência a pessoas com problemas de saúde, Elon Musk já disse que, eventualmente, poderá ser usado em pessoas saudáveis para melhorar as suas capacidades. Mas ainda vai demorar bastante.

Noland Arbaugh admitiu que “ainda há muito trabalho a fazer” e que a equipa encontrou alguns problemas. Mas também diz que “já mudou a minha vida.”

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version